Artigos

21/03/2023

IHGMS visita o Bioparque Pantanal

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

 

IHGMS visita Bioparque Pantanal

Sueli Santos Teixeira*

.................................................................................................................

Dia 28 de março o Bioparque Pantanal completa um ano de funcionamento e apenas nos primeiros nove meses recebeu mais de 290 mil pessoas em um “tour” que encanta tanto turistas quanto a população local. Não foi diferente com o grupo de associados do IHGMS que, em meados de 2022, fez uma visita a esse complexo que tem entre seus pilares a educação ambiental, a pesquisa, a inovação e a cultura.

Nesta página a associada Sueli Teixeira relata o passeio do grupo e destaca um pouco da história do empreendimento e de setores que o compõem.

.......................................................................................................................

Fotos: Reprodução

Com 19 mil metros quadrados de área construída, o Bioparque Pantanal dispõe de um circuito principal que conta com 31 tanques e mais de 300 espécies de animais do Pantanal e de outras regiões do Brasil e do mundo. Nas fotos, aspectos internos e externos do Bioparque e registro do grupo de associados do IHGMS durante visita nos primeiros meses de funcionamento do empreendimento.

 

...............................................................................................................

 

Informação e aprendizado

Aconteceu no dia 24 de junho de 2022. Os protagonistas da visita ao Bioparque Pantanal foram os associados do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. Um grupo formado por especialistas em diversas áreas e com conhecimento diferenciado sobre o Estado. E o que se viu no rosto de todos, incluindo eu, foi uma expressão de admiração e entusiasmo similar à de milhares de visitantes que por lá passaram nesse primeiro ano de funcionamento com entrada franqueada.

Peixes da Ásia, lagos africanos, rios de água fria da Europa, Amazônia submersa, jacarés do Pantanal, rios de Bonito... Pela diversidade dos ecossistemas brasileiros e do mundo afora caminhamos no circuito dos 31 tanques que recriam ambientes retratando fauna e flora regionais harmonizados em cenografia do ambientalista, artista plástico e cenógrafo Roberto Alves Gallo, responsável também pela ambientação do AcquaRio (RJ) e do Oceanic Aquarium de Balneário Camboriú (SC).

Mas não é só contemplação. A observação de ecossistemas naturais recriados em ambiente artificial propicia também oportunidade para desenvolvimento de pesquisas e de conhecimento importantíssimo do ponto de vista educacional, permitindo que alunos possam atuar na conservação e preservação dos ecossistemas.

Para tanto, o espaço conta com instrumentos e materiais de orientação para professores e estudantes que contribuem para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem com a promoção e incentivo à produção de conhecimentos e experiências.

No decorrer do trajeto, curiosos e maravilhados com o espetáculo que se descortinava, os associados do IHGMS seguiam como exploradores de cada um dos tanques que se apresentava. Na verdade, todos seguiam sem pensar que qualquer um dos tanques pudesse ter maior importância que o outro, embora as vezes alguns se exibissem com maior destaque devido à riqueza de detalhes em suas respectivas criações.

“Que maravilha!”,“Vale muitas visitas pois o volume de informações e o aprendizado não têm fim”; “Dezenas de visitas teremos de fazer até esgotarem todas as curiosidades!” Expressões como essas foram constantes durante todo o circuito que se encerrou com a contemplação dos tanques externos e após a presidente Madalena Greco fazer a entrega para a biblioteca local, a título de doação, de exemplares de títulos da coleção Memórias Sul-Mato-Grossenses e de um volume da Enciclopédia das Águas, publicações editadas pelo IHGMS.

 

O Bioparque Pantanal

Com 19 mil metros quadrados de área construída, o Bioparque Pantanal dispõe de um circuito principal, seu maior atrativo, que conta com 31 tanques e mais de 300 espécies de animais do Pantanal e de outras regiões do Brasil e do mundo.

Unindo cultura, turismo e conhecimento, o empreendimento comporta também um espaço para realização de eventos públicos e privados. O primeiro aconteceu no mesmo dia de sua inauguração, em 28 de março de 2022. No local, a TV Morena-MS exibiu o primeiro capítulo da novela Pantanal, gravada em Aquidauana-MS com diversos convidados, incluindo governantes.

A primeira visita ao Bioparque Pantanal foi dos alunos da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, no dia 30 de março de 2022. Data em que 370 estudantes foram recebidos pela equipe do Bioparque e puderam conhecer o circuito de aquários.

Assinado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake (1938-2021) o projeto é singular e na parte externa demonstra uma estrutura que se assemelha ao corpo de um peixe com formato fusiforme alongado e extremidades afiladas.

A visitação, guiada por um agente de turismo local, se dá no interior da estrutura, de forma dinâmica a ponto de muitas vezes nos sentirmos como se estivéssemos debaixo d´água, em um mergulho, nesse ambiente meticulosamente preparado para receber os visitantes e que apresenta espécies que o habitam conforme as características do habitat natural ali recriadas. 

 

Aquário Artificial x Valores Ambientais

Após essa “viagem”, falar do Bioparque Pantanal referindo à questão ambiental é colocarmo-nos em um espaço de grande significado para o Estado de Mato Grosso do Sul pois o mesmo nos remete a um ambiente de grande representação política, econômica, cultural, turística e ambiental que funciona como uma legítima inserção dos valores sustentáveis junto à sociedade.

A grande diversidade de ambientes conhecidos por meio dessa rica experiência representa não só as potencialidades naturais de MS como de outros estados e também do mundo inteiro, encantando-nos com suas belezas naturais e despertando o interesse das pessoas para procurar conhecer lugares onde se possa usufruir do convívio com uma natureza preservada, dentre eles os santuários ecológicos do Mato Grosso do Sul de imensurável capital natural.

O Bioparque Pantanal funciona como uma abertura para se ampliar a prática do desenvolvimento sustentável por meio do redescobrimento da natureza, o que por si só já nos leva a refletir o quanto somos privilegiados pelas potencialidades naturais que temos em nossa região. Do ponto de vista da nossa avaliação ambiental, temos a dizer que o mesmo representa de forma artificial um tipo de relação homem-natureza, à semelhança das áreas naturais, com as nossas potencialidades arranjadas em um ambiente construído como um paraíso que se expressa em toda a sua beleza dentro de princípios e práticas sustentáveis.

Concluindo, o Bioparque Pantanal, de projeto inicialmente visto como ambicioso, constitui um espaço de celebração considerando os valores conjuntos disponibilizados à sociedade como um todo, em um cenário artificialmente construído para a integração homem/natureza, colocando o Estado de MS no patamar de referência de sustentabilidade.

 

* Sueli Santos Teixeira é engenheira civil pela UFJF-MG, mestre em saneamento ambiental e recursos hídricos pela UFMS. Associada efetiva do IHGMS, cadeira 21 (patrono: José Garcia Leal).

* Fotos: Iolete Moreira (fachada e externa parcial); Fabíola Teixeira (demais imagens).

 

.............................................................................................................

 

 

Algumas curiosidades do Bioparque Pantanal

Especial menção merecem curiosidades encontradas ao longo das estações de conhecimento, a exemplo das seguintes:

O Bioparque é o único Aquário público no mundo a apresentar a diversidade de cascudos brasileiros (são mais de 30 espécies de cascudos, em formas e cores diferentes) e também o único a apresentar um tanque com mais de 10 mil neons, unindo três espécies emblemáticas no setor de aquarismo.

O Bioparque detém a maior diversidade de peixes de água doce do mundo, em especial as espécies do Pantanal. O Tanque Neotrópico, o maior recinto de água doce das Américas reúne espécies como Pintado, Pirarucu, Aruanã e arraias.

No tanque “Oceania” uma das atrações é o peixe arqueiro – conhecido como peixe que cospe. Essa espécie possui um hábito único no mundo ao cuspir um jato d’água que pode atingir até três metros para derrubar suas presas que consistem em pequenos insetos.

Já no tanque “Amazônia submersa”, os cascudos do gênero Panaque – um peixe que come madeira – possuem um grupo de bactérias no intestino capazes de digerir celulose.

 

 

.............................................................................................................

 

Alguns tanques visitados no Bioparque Pantanal

 

 

Entre os tanques do circuito interno destacamos alguns ambientes registrados pelo grupo do IHGMS com descrição feita pela equipe do Bioparque Pantanal – Gov.MS.

 

1. Veredas Uma das principais fontes iniciais de água do Pantanal, as veredas são consideradas também de extrema importância para o desenvolvimento da flora, por contar com diversas espécies de plantas vivendo em suas variações de nível do lençol freático. Possuem também papel importante na fauna local, servindo como pouso da avifauna e refúgio de demais animais. (Foto: Fabíola Teixeira)

 

2. Rios do Pantanal – Os rios representados são o Miranda e o Aquidauana. Devido a longa extensão e profundidade, possuem uma grande variedade de espécies de peixe. A representação das tocas de determinadas espécies presentes nos barrancos desses rios são uma característica peculiar a se destacar. (Foto: Emily Teixeira)

 

3. Rios de Bonito – Local de grande importância para as mais recentes descobertas da ecologia relacionada a peixes. Ambiente extremamente frágil a ações antrópicas, já que são diretamente influenciados pelo ambiente terrestre ao seu redor. (Foto: Iolete Moreira)

 

4. ÁSIA Na Ásia, as florestas são basicamente temperadas, ou floresta Boreal. Ambiente repleto de coníferas, bambus e samambaias, com plantas que devem resistir a um clima mais frio, comum a essas regiões do planeta. O ambiente faz alusão a uma cena bucólica onde uma pequena criança de uma região asiática observa o fundo do riacho. Ela parece estar extasiada, totalmente absorta pela densa vegetação, flores e peixes a sua volta. (Foto: Fabíola Teixeira)

 

5. ÁFRICA Tanque que representa o lago Tanganyika, localizado entre a Tanzania, República Democrática do Congo, Burundi e Zâmbia. Habitat de uma grande variedade de ciclídeos, com aproximadamente 300 espécies da família. (Foto: Moacir Lacerda)

 

6. EUROPA Os rios da Europa correm pelas zonas temperadas e possuem uma velocidade superior das águas, com pedras no fundo e vegetação geralmente composta por árvores coníferas e alguns arbustos. O pano de fundo é uma pintura que retrata uma paisagem do continente europeu, com bosques de coníferas e campos de lírios amarelos.(Foto: Emily Teixeira)

 

7. AMÉRICA / AMAZÔNIA SUBMERSA O tanque representa uma parte da floresta densa submersa com árvores mais altas e maior densidade de peixes e flora. O cenário descreve uma floresta típica das regiões Amazônicas, com
árvores nativas que podem chegar a 20 metros, como as seringueiras. (Foto: Emily Teixeira)

 

8. NEOTRÓPICO Tanque Neotrópico, o maior recinto de água doce das Américas reúne as espécies emblemáticas como o Pintado, Pirarucu, Aruanã e as arraias (Foto: Iolete Moreira)

Autor: Sueli Santos Teixeira

Artigos RELACIONADAS

67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: