Artigos

04/03/2021

A primeira radialista de Campo Grande

Aos 15 de maio de 1918 nasceu em Campo Grande, Japira Alves do Vale que mais tarde se transformou na primeira radialista desta capital, na PRI 7. [...]

Campo Grande se destacava no cenário nacional pelo desenvolvimento em todos os setores, quer no agropastoril e também no aspecto cultural. Surgiram os jornais diários, semanais, revistas e também a primeira estação de rádio a PRI 7 Difusora de Campo Grande.

O Dr. Pery Alves Campos, à frente do empreendimento, instalou a emissora no antigo prédio do Cine Trianon, situado na Rua 14 de Julho onde a PRI 7 funcionou com seus departamentos: comercial, de locução e programas de auditório.

Após alguns anos, em 1949, a PRI 7 foi comprada pelo Sr. Antônio Carlos Martins. Hoje, no local, está construído o prédio e Galeria São José.

A presença de Japira Alves do Vale marcou um período de bons programas radiofônicos, escrevendo textos para a veiculação de propaganda comercial e crônicas que se tornaram célebres ao longo dos anos.

Como locutora apresentava o programa “Hora da Amizade” em que os ouvintes solicitavam determinadas músicas para oferecerem a parentes ou amigos. Essas músicas se faziam acompanhar pela voz de Japira em crônicas sentimentais, bem escritas e apresentadas. O programa tinha sempre muito boa aceitação e com a audiência em nível elevado. Marcou época, em Campo Grande, o programa “Hora da Amizade”.

“Descobrindo Valores” foi outro programa que a radialista Japira conduziu com muita eficiência. Consistia em atrair moças e rapazes para testes como músicos ou cantores. Muitos valores surgiram por esse programa.

“Hora do Jantar”, programa de grande aceitação, com música suave ou mesmo música clássica, era momento esperado por todos.

Como primeira locutora da cidade, Japira deixou seu expressivo nome gravado nas páginas do contexto histórico da radiodifusão em Campo Grande. [...]

 

* A série “Personalidades” foi publicada em segunda edição pelo IHGMS. A primeira edição é do Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca).

 

 

 

Autor: série Personalidades IHGMS

Artigos RELACIONADAS

67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: