Artigos

08/03/2021

Bem Ama quem nunca esquece.

DIA DA MULHER

 

“Bem ama quem nunca esquece”

Vera Tylde de Castro Pinto*

 

Empreendedora, liderança no voluntariado social e cultural, Vera Maria Machado Pereira deixou sua marca como cidadã de seu tempo. A propósito do Dia Internacional da Mulher, neste artigo Vera Tylde relembra a trajetória da amiga e companheira do Instituto Histórico e Geográfico de MS.

 

 

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em uma das quatorze edições anuais e consecutivas do Seminário de Desenvolvimento Institucional de MS (SEDIMS) teve como tema: O Papel da Mulher no Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, sul-mato-grossenses representativas da condição feminina, que marcaram época na nossa região, foram citadas e suas vidas lembradas a exemplo de D. Senhorinha Lopes, D. Tomásia Rondon entre outras. Seus perfis revelaram uma característica comum: ser a mulher sul-mato-grossense desde as pioneiras, parceira imprescindível e muitas vezes sucessora dos pais e companheiros na administração da família e manutenção de seu patrimônio. Superavam circunstâncias adversas e se tornavam respeitáveis por seus feitos, reconhecidas no meio social por suas qualidades e competências. Essa maneira de ser, não muito comum em outras regiões, onde a mulher sempre foi relegada a um plano secundário, vem se perpetuando em nosso estado. No próprio seminário, tivemos depoimentos de mulheres que conquistaram seus lugares como cidadãs atuantes, contribuindo para o desenvolvimento de MS.

Nesta oportunidade em que o Dia Internacional da Mulher é celebrado, o IHGMS se alia às merecidas homenagens às sul-mato-grossenses natas e de afeto, que fazem parte de nossa história. E o faz reverenciando a todas na pessoa de VERA MARIA MACHADO PEREIRA, associada efetiva do Instituto que, vítima fatal da Covid 19, no final de 2020 nos deixou, permanecendo para sempre em nossa memória, passando também a nominar o salão nobre na sede do Instituto, em solenidade prevista para ocorrer no dia 24 de agosto deste ano.

 

Cultura sólida e empreendedorismo

Nossa homenageada, um exemplo de mulher contemporânea, nasceu em Campo Grande em 1942, iniciou seus estudos no Colégio N. Sra. Auxiliadora, completando-os no Rio de Janeiro no Colégio Sacre Coeur de Marie, até o magistério (1961). No Rio lecionou no Colégio Isa Prates. Após seu casamento com Eloy Pereira, médico, por dois anos residiu na Grã Bretanha (1966-1967), onde seu marido cursou uma especialização em oftalmologia. Nessa época já era mãe de Paulo Augusto e Leonardo. Aproveitou a estada na Europa para especializar-se na língua inglesa, sendo diplomada por exames das Universidades de Cambridge e Oxford. Voltando à terra natal, lecionou por onze anos no CCAA (Centro de Cultura Anglo Americano) e no curso Oxford de Campo Grande. Aqui, desde 1968, nasceu sua filha caçula, amiga e companheira sempre, Isabella. O marido tornou-se sul-mato-grossense por adoção e enquanto clinicava, Vera – certamente seguindo os exemplos de suas avós, Elvira Coelho Machado e Dulce Guimarães Corrêa, sempre solidárias e beneméritas, apoiando pessoas carentes e vulneráveis – participou de diversos trabalhos voluntários como: Presidente do Departamento Feminino da Associação Médica de Campo Grande, Presidente da Casa da Amizade do Rotary Club, Diretora do Núcleo de Voluntariado do Fasul Pronav – (1982-1984), entre outras ações sociais.

Com cultura sólida e sedimentada em sua escolaridade, vivência no Rio de Janeiro e no exterior, investiu em novo segmento de atividade econômica: o Turismo. E buscou nichos inovadores como: Turismo de intercâmbio cultural, grupos da terceira idade e grupos de adolescentes.

Especialidades da área que exigem logística diferenciada, articulações no exterior, fluência de uma segunda língua. Algo muito pouco praticado na época, quando essa indústria de serviços era iniciante em Campo Grande, como na maioria do território nacional. Nesse setor foi Presidente do Pantanal Convention and Visitors Bureau (2006-2008), instituição voltada para incentivar o turismo receptivo local. Representou Mato Grosso do Sul na Operadora de Intercâmbio Cultural e Cursos no Exterior, Study N Travel de São Paulo e ainda no turismo emissivo, foi Guia Internacional de Grupos de Turismo da Terceira Idade para Nova York e adolescentes para a Disney World. No programa Mulher da TV Campo Grande, manteve um bloco de turismo nacional e internacional (1984-1986) onde, como apresentadora e entrevistadora, passava ao telespectador noções de turismo como ciência e indústria de serviços.

 

Atuação destacada

O Instituto Histórico e Geográfico de MS, ao incluir nos seus objetivos estatutários o Turismo e Meio Ambiente, por unanimidade aprovou sua indicação para compor o quadro de associados efetivos onde seus conhecimentos e vivência no setor certamente seriam de extrema valia, uma vez que o Turismo de Mato Grosso do Sul, tem como matérias primas, os recursos naturais e sua cultura singular. Por uma feliz coincidência, Vera filha primogênita de Paulo Coelho Machado fundador do Instituto e neta de um dos patronos, Eduardo Olimpio Machado, sucederia com motivação, seus ascendentes, o que ocorreu. Ela abraçou totalmente o IHGMS, interessando nas atividades do Instituto também seus irmãos Marisa, Vilma e Eduardo.

Participou de vários cargos nas Diretorias, e apoiou sempre toda e qualquer iniciativa desenvolvida pelo Instituto. Para as quatorze edições do SEDIMS, foi uma parceira incansável no planejamento, organização, execução dos eventos, bem como nas solenidades comemorativas de aniversário do IHGMS, centenário de seu fundador, e tantos outros projetos. Com excelente trânsito na sociedade local, articulou contatos e providências necessárias para a realização, com êxito, de diversas ações institucionais. Sempre manteve convívio alegre, cordial e fraterno com todos os associados. Valorizando familiares e amigos, sua presença de uma simpatia contagiante sensibilizava a todos por ser naturalmente nobre e simples.

No setor cultural foi Curadora da Casa da Memória Arnaldo Estevão de Figueiredo (1992-1994), primeiro museu de ambiência que a cidade teve até 1997.

Exerceu também a presidência da BPW (Business and Profissional Women) Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, seccional de MS – instituição internacional que congrega mulheres executivas e empresárias.

Ultimamente inspirada em suas bisnetas, debutou na literatura tendo escrito um conto, publicado no livro “Era Uma Vez – Histórias Infantis em Prosa e Verso”, organizado por Ana Maria C. Bernardelli e Paulo Gondim, edição da Life Editora.

Seu derradeiro investimento laboral foi a Estância Zilá, assim denominada em homenagem à sua mãe Zilá Corrêa Machado, filha de Leonardo Corrêa, o Autonomista, propriedade rural voltada à produção de gado de raça, onde os associados do IHGMS planejavam, cessada a pandemia, um encontro festivo, um piquenique para celebrar a vida, graças à disponibilidade da gentil anfitriã.

O ditado popular título deste artigo nos foi ensinado pela avó Elvira, quando na infância convivíamos na residência de família ali na Rua 15 de Novembro.

Vera Maria Machado Pereira (1942-2020) deixa um legado. Amada por todos, nunca será esquecida.

 

* Vera Tylde de Castro Pinto é bacharel em Direito, autora de livros infantojuvenis, de poemas, de crônicas e de resgate da memória regional além de articulista em colunas de periódicos de Campo Grande-MS. Associada efetiva do IHGMS desde 2000, cadeira n. 3 – patrono: Eduardo Olímpio Machado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Vera Tylde de Castro Pinto

Artigos RELACIONADAS

67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: