Artigos

05/04/2022

Celebração e reforço na equipe

Fundado em 1978, o IHGMS tem sua história marcada por contínuas ações de estudo e divulgação da história, geografia, arte, estética, meio ambiente e turismo de Mato Grosso do Sul conforme previsto em seu estatuto. Na última sexta-feira, depois de dois anos de distanciamento imposto pela Covid 19, em cerimônia festiva, foi comemorado o aniversário de 44 anos da instituição e recepcionados oito novos filiados.

 

......................................................................................................................

 

IHGMS 44 ANOS

 

Celebração e reforço na equipe

 

Em clima de confraternização, os associados do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul se reuniram na última sexta-feira, primeiro de abril, para celebrar os 44 anos de fundação da instituição e receber oito novos integrantes em seu quadro de filiados.

O evento, já tradicional, desta vez revestiu-se de significado especial.  Depois de dois anos de comunicação virtual e restritos encontros presenciais, novamente foi possível uma cerimônia com participação de familiares de associados, amigos e apoiadores do Instituto e da cultura.

No auditório da Famasul, após a recepção dos convidados, o protocolo simples e acolhedor teve início com as palavras de Heitor Freire saudando os presentes e externando agradecimentos às pessoas que ajudaram a viabilizar a cerimônia, fazendo-se então um minuto de silêncio em homenagem aos associados Vera Maria Machado e Paulo Cézar Vargas Freire e ao esposo da associada Sueli Teixeira  - Paulo Teixeira -, falecidos durante a pandemia.

Dando prosseguimento, formou-se a mesa com as seguintes autoridades: Max Freitas (secretário de Cultura e Turismo do município de Campo Grande), Eduardo Romero (secretário-adjunto de Cidadania e Cultura do Estado de MS), Henrique de Medeiros Filho (presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), Pedro Chaves dos Santos Filho (associado emérito do IHGMS), e Maria Madalena Mereb Dib Greco (presidente do IHGMS). Na sequência, em posição de respeito, todos ouviram a execução do hino de Mato Grosso do Sul. Com a palavra, Sueli Teixeira, diretora executiva do IHGMS, fez a leitura do relatório das atividades desenvolvidas no último ano.

Encerrando a primeira parte, os presentes foram brindados com número musical apresentado pelo novo associado, maestro Marcelo Fernandes e pela maestrina Ana Lúcia Gaborim.

Para receber os novos associados Paulo Cabral fez uso da palavra apresentando também a confreira Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abraão e os confrades Valter Guedes da Silva, Moacir Saturnino de Lacerda e Ruberval de Araújo Cunha empossados virtualmente em 2021.

Em seguida, assinaram o termo de posse e receberam seus certificados os novos associados efetivos:  Antônio Firmino de Oliveira Neto, Celeida Maria Costa de Souza e Silva, José Augusto de Carvalho, Marcelo Fernandes Pereira, Marinete Pinheiro e Marisa Machado Koin. Como associada emérita assumiu Marlei Sigrist e como associado correspondente, João Carlos da Silva. Em nome dos novos integrantes do IHGMS falou Celeida Maria que destacou o compromisso com os princípios e objetivos da instituição.

Para encerrar, Heitor Freire e a presidente Maria Madalena Dib Mereb Greco convidaram para um brinde no saguão. Nesse momento, esperança e confiança predominavam entre os presentes. Uma nova etapa se abrindo após um tempo de resistência que testou a capacidade de adaptação e superação de obstáculos que, em muitos momentos, configuravam-se como intransponíveis.

 

Vencendo desafios

Logo no início da cerimônia, a diretora executiva Sueli Santos Teixeira fez a leitura de um relatório conciso abordando as atividades do IHGMS em 2021 cujos pontos essenciais são relatados a seguir.

• 4 de janeiro de 2021 – Posse da Diretoria Eleita para o biênio 2021/2022 composta dos seguintes membros: Maria Madalena Dib Mereb Greco (presidente), Américo Ferreira Calheiros (vice-presidente), Sueli Santos Teixeira (diretora executiva), Ângela Antonieta Athanazio Laurino (diretora executiva adjunta), Celso Higa (diretor financeiro), Regina Maura (diretora de assuntos institucionais), Paulo Eduardo Cabral (diretor de relações institucionais adjunto), bem como os membros do Conselho Fiscal e do Conselho Editorial, este último presidido por Lúcia Salsa Corrêa.

• 26 de março de 2021 – Posse de quatro novos associados efetivos, um correspondente e elevação à categoria de eméritas duas associadas, em cerimônia híbrida.   

• 7 de junho de 2021 – II Seminário Estadual da Água no qual o IHGMS além de ser um dos organizadores se fez presente com uma palestra referente ao Atlas de Recursos Hídricos de MS, obra de expressão do catálogo de publicações do instituto.

• 15 de junho de 2021 – Lançamento da Revista do IHGMS nº 2 (2021), em continuidade a projeto iniciado 22 anos atrás.  

• 23 de julho de 2021 – Entrega de livros dentro do projeto “O IHGMS vai aonde o povo está”, com doação de mais de 500 obras literárias para compor o acervo bibliotecário da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) contribuindo para o Projeto de Remissão pela Leitura desenvolvido junto aos custodiados.

• 20 a 22 de setembro de 2021 – Realização, no formato virtual, do XV Sedims (Seminário de Desenvolvimento Institucional de Mato Grosso do Sul), com o tema: Proteção Patrimonial em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB.

15 de outubro de  2021 – Cerimônia de homenagem à associada Vera Maria Machado Pereira, falecida em decorrência da Covid 19.

Paralelamente às ações pontuais, muitas outras atividades foram desenvolvidas, a exemplo de: assinatura de convênios de cooperação entre o IHGMS e universidades locais e do interior; participação em reuniões, seminários, congressos; apresentação de palestras; representação em projetos como o do livro Monumento Históricos; e atendimento presencial e virtual do público acadêmico. Cite-se também a manutenção do site do IHGMS e a divulgação de iniciativas culturais nos diversos meios de comunicação bem como a publicação quinzenal de artigos no jornal O Estado de Mato Grosso do Sul com temas desenvolvidos por associados e colaboradores.

 

Fortalecendo a corrente

 

Em nome dos novos associados  do IHGMS, a professora Celeida Maria Costa de Souza e Silva expressou a responsabilidade e compromisso assumidos no ato de filiação. Na sequência, trechos de sua fala.

[...] Temos aqui representado, neste grupo de novos associados efetivos do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, a produção da ciência de Mato Grosso do Sul em diversas áreas. [...] No momento em que ingressamos em uma instituição como o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, precisamos ter profunda consciência do que representa esse compromisso. Estamos entrando em uma caudalosa correnteza, da qual fizeram e fazem parte importantes pessoas/associados de diferentes segmentos sociais. É fato que precisamos fortalecer essa corrente a fim de que possamos contribuir para a preservação do nosso patrimônio cultural.

A partir de hoje, primeiro de abril de 2022, nós recém-empossados passamos a ser parte de um todo. Isto é, nos juntamos aos associados que nos antecederam, agradecemos a confiança em nós depositada, nos comprometemos a respeitar, a cumprir e zelar pelo bom nome do Instituto, colocamo-nos à disposição para enfrentar os desafios por vir e contribuir com as atividades do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

.......................................................................................................................

 

Fotos: Breno Valcanaia

 

 

 

 

Clima de confraternização foi a marca da cerimônia comemorativa dos 44 anos do IHGMS e recepção de novos associados. Nas fotos, registros de momentos do evento.

 

...................................................................................................................................

 

Somando esforços

 

Enriquecendo a pluralidade de conhecimentos do Instituto Histórico e Geográfico de MS, estes são os associados que passaram a integrar a instituição:

ANTONIO FIRMINO DE OLIVEIRA NETO  (cadeira 11 - patrono: Temístocles Paes Brasil): doutor em Geografia, com estágio pós-doutoral em Buenos Aires (Argentina). É professor titular da UFMS, participa como professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais do campus de Aquidauana e colaborador do Mestrado em Estudos Fronteiriços do campus Pantanal. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana. É autor de vasta produção científica publicada em artigos e livros.

CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E SILVA (cadeira 12 - patrono: Luiz Albuquerque Mello Pereira Cácere): graduada em História e Pedagogia, especialista em História da América Latina; possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação. É professora pesquisadora na UCDB e atua no Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade. É líder do grupo de pesquisa “Políticas de Formação e Trabalho Docente”.

JOSÉ AUGUSTO CARVALHO DOS SANTOS (cadeira 25 - patrono: Guia Lopes da Laguna): Graduado em Tecnologia em Gestão de Turismo e História, com especializações em Ciências Humanas – Habilidades e Competências, História, Sociedade e Cultura. Atualmente é funcionário do Iphan, com vasta experiência na área de patrimônio cultural, turismo arqueológico e histórico.

MARCELO FERNANDES PEREIRA (cadeira 30 - patrono: padre João Crippa): Pró-reitor de Extensão da UFMS, graduado em Música, com habilitação em violão, é mestre e doutor em Artes pela USP. Possui vasta carreira artística como violonista, tendo recebido prêmios e realizado concertos na França, Portugal, Espanha, Chile e Suíça. Experiente na área de ensino, interpretação e análise musicais.

MARINETE PINHEIRO (cadeira 17 - patrono: Hércules Florence): é formada em Jornalismo (Uniderp) e Direção de Documentário pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antônio de Los Bãnos (Cuba). Atualmente é coordenadora do Museu de Imagem e Som de MS, onde produz e desenvolve diversas atividades nas áreas de cinema, música e fotografia. É autora de vários livros, documentários e curadorias em festivais nacionais.

MARISA MACHADO KOIN (cadeira 7 - patrono: Ernesto Geisel): é advogada, jornalista, empresária na área de organização de feiras e convenções, atua como chefe de cerimonial do governo de MS. Tem sua vida ligada à história de Mato Grosso do Sul por meio da atuação em jornais e revistas, programas televisivos e ativa participação nos movimentos que marcaram a criação do estado.

MARLEI SIGRIST (associada emérita): é escritora, pesquisadora e produtora cultural, reside há 40 anos em Campo Grande-MS onde realiza trabalho com as manifestações culturais locais. Em sua trajetória participou de vários festejos da região como o Banho de São João e a festa da Virgem de Caacupé. Autora de vários livros e artigos em periódicos, é referência na pesquisa do folclore e tradições populares do MS.

JOÃO CARLOS DA SILVA (associado correspondente): natural da cidade do Rio de Janeiro, tem raiz familiar em Campo Grande. Exerceu diversos cargos públicos na Prefeitura de Campo Grande, Governo e Assembleia Legislativa do Estado.  Foi assessor do ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República e do então presidente da República Michel Temer. Foi coordenador da Frente Parlamentar Brasil-China e Brics da Câmara dos Deputados. Está na Secretaria de Comunicação Social e Mídias Digitais da Câmara dos Deputados. Escreve artigos para vários veículos de comunicação. É membro da Federação Nacional de Turismo, do Instituto Espinhaço e vice-presidente institucional da Federação Brasileira de Correspondentes Bancários.

Autor: Marília Leite

Artigos RELACIONADAS

67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: