Artigos

18/09/2023

Sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE

 

........................................................................................................................................................

O Dia da Árvore e a entrada da Primavera (21 e 23 de setembro) são datas
que remetem à reflexão sobre a importância do meio ambiente e a necessidade
de ampliação de ações de preservação e restauração da natureza.

Nesta página, artigo de Vera Tylde de Castro Pinto revela um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido no município de Mundo Novo, no sul do Estado – em parceria da UEMS, Itaipu binacional e RPPN Ernesto Vargas Baptista – que já resulta em ações concretas a favor do meio ambiente e da comunidade local.

........................................................................................................................................................

 

 

Um novo mundo em Mundo Novo

Vera Tylde de Castro Pinto*

 

Município criado em 1976, Mundo Novo está localizado em região estratégica no Cone Sul d­o Estado de Mato Grosso do Sul, vizinho do estado do Paraná e fronteira com o Paraguai, na cidade de Salto del Guairá. Fortalecido institucionalmente pela unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) sua população atual gira em torno de 20 mil habitantes. O clima local da comunidade nos inspira em constatar que Mundo Novo investe através da Universidade em eficazes parcerias como a que mantém com a Itaipu binacional (Convênio 4500058343) e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ernesto Vargas Baptista, localizada no município de Eldorado no distrito de Morumbi. Em ser como enfatiza seu entusiasta diretor, professor Leandro Marciano Marra: “... Um mundo melhor... Melhorar a vida das pessoas”. Ou seja: Criar um mundo novo, em Mundo Novo. Ser “A pedra que canta” em MS e no país, referindo-se ao significado em Guarani da palavra Itaipu: “Pedra que canta”.

 

Ação conjunta

E que investimentos através de projetos estão sendo implementados desde agosto de 2020, nesta UEMS, aberta à comunidade (seu principal diferencial no meio acadêmico) e sendo realizados tendo como cenário físico, a região do Cone Sul notadamente os municípios de Mundo Novo e Eldorado, a Itaipu binacional, pela margem esquerda no Brasil e margem direita no Paraguai?

Em recente palestra proferida pelo mestre Marra no evento promovido pela RPPN Ernesto Vargas Baptista, parceira da UEMS em sua sede em Mundo Novo – IV Workshop, realizado nos dias 10 e 11 de agosto de 2023, com o tema “Múltiplos aspectos do Plano de Manejo das RPPNs” – tomamos conhecimento de um elenco oportuno e eficaz do que se pretende realizar já em andamento, o que por si só impressiona e justifica o entusiasmo de seus executores que vêm contando com o apoio institucional do governo do Estado, em setores fundamentais, das prefeituras dos municípios diretamente envolvidos e outros das regiões do Cone Sul e Sul Fronteira, além de instituições do terceiro setor como Rotary Club de Campo Grande e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

 

História e compromisso ambiental

Para a RPPN Ernesto Vargas Baptista a motivação se amplia quando historicamente o legado de seu patrono tem continuidade, pois seis de nove municípios hoje pertencentes às regiões que envolvem ao todo dezesseis municípios, compunham o município de Amambai quando Ernesto Vargas Baptista em 1957 foi seu prefeito. São eles: no Cone Sul – Mundo Novo, Eldorado, Iguatemi, e Itaquiraí; no Sul Fronteira – Amambai e Tacuru.

A RPPN Ernesto Vargas Baptista faz parte de uma série de homenagens, que a partir da edição de sua biografia**, a família vem realizando para perpetuar sua memória como cidadão e homem público sul-mato-grossense que, em setembro de 2018, teria feito 100 anos.

Todas essas ações comemorativas de seu centenário, vêm sendo lideradas por sua filha, dra. Ana Luzia A. Batista M. Abrão, engenheira ambiental. Os projetos que constam da agenda da UEMS de Mundo Novo com os parceiros já citados, conforme exposto no IV Workshop, são: a criação do Parque Analítico, um complexo laboratorial envolvendo as regiões do Cone Sul e Sul Fronteira de MS, contando ainda com apoio da Universidade Federal do Paraná - C: Palotina (UFPR). E se propõe à construção e estruturação do próprio Parque Analítico, bem como ações socioambientais e ações técnico-científicas

Em andamento desde 2020 com prazo de execução até agosto de 2025, constarão do Parque Analítico da UEMS em Mundo Novo-MS o Herbário Ernesto Vargas Baptista e os seguintes laboratórios: Fertilidade do Solo, Física do Solo, Matéria Orgânica do Solo, Espectrometria de Massas, Espectroscopia de Ressonância, Cromatografia Gasosa, e Cromatografia Líquida. O elenco de análises que poderão produzir explora o solo, a água, sedimentos fertilizantes, corretivos agrícolas, tecidos vegetais, resíduos orgânicos.

O projeto tem dezenove objetivos específicos e quatorze ações com benefícios permanentes após sua conclusão. A relação de equipamentos adquiridos de última geração para fazer funcionar todo esse complexo científico de pesquisa, envolve até peças inéditas ainda em MS.

Neste contexto, o agro-negócio sul-mato-grossense será extremamente beneficiado, além do salto de qualidade que as comunidades obterão com a entrega dos resultados previstos pela UEMS em benefício da sustentabilidade que os projetos por si só encerram, contribuindo para eficácia das políticas públicas e enriquecimento social e econômico dos cidadãos.

 

Visitas e interação com a comunidade

Também do IV Workshop constou uma visita ao Refúgio Biológico de MBARACAYÚ no Paraguai, já concluído pela Itaipu na margem direita do rio Paraná, que mantém em funcionamento receptivo turístico, com guias, belvederes e passarelas para contemplação, fotos e outros registros visuais, na margem já represada do rio, para observação de aves, trilha ecológica com comunicação visual, museu local com roteiro arqueológico, histórico, social e científico, extremamente didático e ilustrado com painéis artísticos e espécies de fauna e flora. Enfim, com tratamento exemplar de recuperação, preservação, promoção e divulgação do patrimônio natural, material e imaterial da região, que muito poderá contribuir para a contrapartida da margem esquerda brasileira, que inaugurou na ocasião um oportuno painel artístico, sinalizando o local no muro que o limita no perímetro urbano de Mundo Novo.

Finalizando o evento, uma visita a Eldorado - Morumbi e à RPPN Ernesto Vargas Baptista iniciada na Escola Estadual Silo Vargas, para um bate papo, muito proveitoso, com representantes da Fundação de Turismo de MS e da Trilha Aquática - Rota dos Pioneiros, além de autoridades locais e de municípios vizinhos. Tudo com o intuito de envolver com esclarecimentos os habitantes locais, quanto à importância da RPPN Ernesto Vargas Baptista para a geração de emprego e renda, principalmente no desenvolvimento de projetos de ecoturismo, como observação de aves, participação desta mega Trilha Aquática a partir do Porto Morumbi, derradeiro antes da represa de Itaipu. Além dos benefícios ambientais sustentáveis, para com a comunidade com a manutenção da biodiversidade de origem.

 

Vale a pena contribuir

O evento, com múltiplas e diversas abordagens merece ser divulgado, pela qualidade dos pronunciamentos com destaque para a palestra do representante do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Leonardo Palma, gerente de Unidades de Conservação que, didaticamente, esclareceu com detalhes (Lei 9.985/2000) a necessidade da elaboração de um Plano de Manejo para funcionamento eficaz das RPPNs e o papel oficial do governo, por meio da autarquia, fornecendo o apoio institucional necessário para o seu cumprimento, atingindo assim os propósitos da reserva que tem nas pesquisas científicas e nos projetos ecoturísticos suas atividades prioritárias, contribuindo dessa forma para conhecimento e preservação da biodiversidade e da cultura local, que Mato Grosso do Sul possui únicas, diferenciadas, podendo tornar-se um estado da federação alternativo e complementar para brasileiros de outros rincões e cidadãos do resto do mundo.

A comunidade em Eldorado - Morumbi, ilustrou exemplarmente o nosso pensamento inicial de que a partir da UEMS em Mundo Novo e suas valiosas parcerias, é possível sonhar, acreditar, planejar e executar um novo mundo, aquele que tanto individualmente desejamos.

Um jovem natural de Eldorado, chamado Lucas Mateus, expressou esse ideal com um gesto espontâneo, mas repleto de simbolismo. Com seu violão acústico, no meio do público que aguardava o início dos pronunciamentos, com bela voz, abreviou a espera do bate-papo, cantando músicas com melodia, harmonia e letra poética, bem diferentes do péssimo nível que a nossa música atualmente se encontra. Do popular, principalmente. Como desconhecia seu repertório, fui perguntar-lhe e soube, encantada, que o ótimo intérprete era o próprio autor das músicas e letras que entoava com vocalização rara para alguém tão jovem.

Um belo e espontâneo exemplo de voluntariado demonstrando vontade de participar daquele momento tão significativo para a comunidade, disponibilizando sua arte para nos confirmar, sim, que é possível construirmos um novo mundo, e que, em MS, a partir de Mundo Novo, a realidade está demonstrando que vale a pena contribuirmos com o que temos de melhor, para sua total concretização.

E este novo mundo não é utópico quando coincidem: visão e gestão competentes, manifesta vontade política, sensibilização e adesão popular.

 

INAUGURAÇÃO: Com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel, e do reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, acontece nesta segunda-feira (18 de setembro) a inauguração do Laboratório de Fertilidade do Solo e do Herbário Ernesto Vargas Baptista, unidades do Parque Analítico da UEMS em Mundo Novo-MS.

 

* Vera Tylde de Castro Pinto é escritora, associada efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (cadeira n. 3, patrono: Eduardo Olímpio Machado).

** “Celebrando a vida - 1918 - 2018 - Ernesto Vargas Baptista - pp. 33 e 161 - Biografia. Life Editora - Vera Tylde de Castro Pinto - IHGMS”.

*** Crédito imagens: Ernesto Vargas Baptista – Pinto, 2018; Mapa – Elifas A. P. da Silva; Complexo Herbário e Parque Analítico – Ana Luzia; Grupo no Workshop – Ana Luzia; Visita ao Porto Morumbi – Assessoria Prefeitura de Eldorado.

 

Fotos: Reprodução

 

 

Ernesto Vargas Baptista (foto) foi prefeito do município de Amambai quando sua área englobava também a dos atuais Mundo Novo, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí e Tacuru. Hoje ele é patrono de área de proteção (RPPN) no Distrito de Morumbi que em parceria com diversas instituições ajuda a promover ações de preservação do meio ambiente e de desenvolvimento local. Nas imagens: mapa das Unidades de Conservação na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná – Regiões Cone Sul e Sul Fronteira de MS, Complexo Herbário Ernesto Vargas Baptista e Parque Analítico – UEMS Mundo Novo; grupo de participantes durante o Workshop e visita ao Porto Morumbi.

 

....................................................................................................................

 

 

Patrimônio natural

Ana Luzia de A. Batista M. Abrão*

 

A Lei 9.985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e classifica a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) como unidade criada pelo poder público, em área privada e em caráter perpétuo, com intuito de conservar a diversidade biológica. O seu uso é restrito, uma vez que nela são permitidas apenas a pesquisa científica e a visitação com fins turísticos, recreativos e educacionais.

A RPPN Ernesto Vargas Baptista, no distrito de Morumbi, em Eldorado-MS, no Bioma Mata Atlântica e no Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, possui localização privilegiada, na margem do Rio Paraná, em seu último trecho livre de represamento antes do lago de Itaipu Binacional. Encontra-se a jusante do distrito e de seu porto, na Área de Preservação Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Está inserida na Zona de Amortecimento do Parque Nacional de Ilha Grande, desde 2017, qualificado pela Organização das Nações Unidas como Sítio Ramsar, classificação que destaca as áreas úmidas mais importantes do planeta.

O corredor citado conecta unidades de conservação dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, e, numa escala ampliada, do Paraguai e Argentina. Esse complexo envolve muitas áreas úmidas, conhecidas internacionalmente como “wetlands”, enfatizando-se o Parque Estadual do Ivinhema, um dos melhores pontos de observação de aves do Brasil, e o Parque Municipal Natural de Naviraí, maior parque municipal do país, estando presentes ainda as RPPNs Santa Cecília em Naviraí e Santo Antônio e São Pedro, em Morumbi.

A pouco conhecida geodiversidade de Morumbi revela paisagens de rara beleza cênica nas quais, para além das ilhas do arquipélago do Parque Nacional de Ilha Grande e do majestoso rio, os bancos de areia ou Baixios do Morumbi, identificados oficialmente pela Marinha do Brasil e Comissão Interestadual do Paraná - Uruguai em 1955, ocupam lugar especial, atraindo olhares e causando admiração em moradores, turistas e visitantes.

 

*Ana Luzia de A. Batista M. Abrão é engenheira civil, especialista em engenharia ambiental, mestre em saneamento e recursos hídricos. Associada efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de MS (cadeira n.19, patrono: Vespasiano Barbosa Martins).

** Crédito imagens: Mapa – Fonte: Reserva Particular do Patrimônio Natural e Educação Ambiental – UEMS 2022; Pássaros – Edson Moroni; RPPN – Ana Luzia; Grupo – Ass. Prefeitura de Eldorado.

 

 

Fotos: Reprodução

 

 

Na RPPN Ernesto Vargas Baptista – no distrito de Morumbi / município de Eldorado (mapa) – a natureza se regenera e a fauna se multiplica. Nas imagens maiores, vista de parte da RPPN e grupo de participantes do Workshop em visita ao local.

Autor: Vera Tylde de Castro Pinto

Artigos RELACIONADAS

67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: