Artigos

23/09/2020

A revitalização do Centro

Calçadão, lazer, animação, pessoas se encontrando – A revitalização do Centro.

 

Arquitetos e engenheiros da equipe do Jaime Lerner mostraram em Campo Grande os projetos para a nova estrutura urbana da cidade – o Projeto Centro.

A revitalização do setor de pedestres – através da consolidação de pontos de encontro tradicionais, da criação de novos espaços de lazer e da montagem de uma estrutura de animação. Isso será conseguido com áreas exclusivas de pedestres na Rua 14 de Julho, Av. Afonso Pena, Rua Barão do Rio Branco e adaptação do transporte de massa, de maneira que se torne acessível ao “homem da rua”.

O calçadão, área exclusiva para pedestres será implantado ao longo da Avenida Afonso Pena, Calógeras e Rui Barbosa, na 14 de Julho, área de maior relevância , entre a Afonso Pena e Cândido Mariano; e, na Rio Branco, entre a Rodoviária e 13 de Maio, com a utilização de uma passarela, para transposição da via férrea, próxima da Anhanduí.

(...) permite criar 18 mil metros quadrados de equipamentos: bancas de jornal e revistas, teatro infantil, sanitários, bares, estacionamento para motocicletas e bicicletas, telefones (local e interurbanos) coleta postal, sorveterias, cafés, playground (...) A criação de novas fachadas, em forma de arcadas contínuas, possibilitarão a expansão das áreas das lojas, protegendo o pedestre do sol/chuva(...)

“A devolução ao pedestre de grande parte da área central, possibilitada pela definição de sua estrutura urbana – onde o uso do solo, a estrutura viária e o transporte de massa são concebidos de uma maneira integrada” (Lerner)

Para que Campo Grande pensou no homem ainda em tempo – antes de estar dura e fria como uma selva de concreto, lata e asfalto.

(Fonte: Jornal da Manhã – pág. 5 – 07 de janeiro de 1978)

Acervo IHGMS -

 

Autor: Maria Madalena Dib Mereb Greco

Artigos RELACIONADAS

67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: