Artigos

31/03/2023

Celebração

CELEBRAÇÃO

 

IHGMS completa 45 anos e presta contas de suas atividades

 

Com textos de: Sueli Teixeira, Vera Tylde, Paulo Cabral

 

 

Na última sexta-feira, dia 31, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul comemorou os 45 anos de sua fundação em cerimônia realizada na sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Nesta página, síntese do relatório de atividades no último ano, box sobre a gênese da instituição e transcrição de vídeo apresentado na oportunidade.

 

................................................................................................................................

 

Retomada da normalidade

Fundado em 3 de março de 1978, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul é legalmente constituído como pessoa jurídica de direito privado com área de atuação em todo o Estado de MS.

O IHGMS retrata hoje os ideais dos seus fundadores que idealizaram, através de uma associação de seus membros, ações para incentivar, estudar e divulgar a história, geografia, arte, estética, meio ambiente e turismo de Mato Grosso do Sul. Dentre outras finalidades também visa recolher e preservar documentos de valor histórico, especialmente os que se referem a Mato Grosso e a Mato Grosso do Sul, promover a edição de obras e documentos e manter um acervo documental à disposição da comunidade sul-mato-grossense.

Dando continuidade aos trabalhos de anos anteriores, 2022 foi tempo de retomada da normalidade (após o período mais grave da Covid 19) caracterizando-se de grande importância para a instituição como constata-se pelo relatório anual de execução de suas atividades elencadas resumidamente a seguir:

– Abertura da sede para reinício das atividades regimentais do ano de 2022 (01/02).

– Participação e apoio na realização do III Seminário das Águas com o tema: “Águas Urbanas e o Zoneamento Ecológico-Econômico” promovido pela Assembleia Legislativa de MS que contou com a participação da presidente do IHGMS Madalena Greco e das associadas Ana Luzia, Ângela Laurino e Sueli Santos Teixeira (com a relatoria) (21/03).

– Solenidade de comemoração dos 44 anos do IHGMS realizada no auditório da Famasul com a posse dos seguintes associados: Efetivos − Antonio Firmino de Oliveira Neto, Celeida Maria Costa de Souza e Silva, José Augusto Carvalho dos Santos, Marcelo Fernandes Pereira, Marinete Pinheiro e Marisa Machado Koin; Emérita − Marlei Sigrist; Correspondente − João Carlos da Silva (Brasília/DF) (01/04).

– Comemoração do último aniversário do associado emérito Agostinho Gonçalves da Mota, ex-combatente que atuou pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial (06/05).

– Retomada das reuniões presenciais mensais do IHGMS com a participação dos membros efetivos (27/05).

– Visita dos associados do IHGMS ao Bioparque Pantanal com a entrega de livros para compor o acervo da biblioteca (25/06).

– I Festa Julina do IHGMS para associados, familiares, amigos e colaboradores com o apoio da Sectur (01/07).

– Visita do Consul do Paraguai dr. Ricardo Caballero Aquino que doou ao IHGMS a publicação “La Segunda Republica Paraguaya” de sua autoria (22/07).

– Realização das atividades do projeto “O IHGMS vai aonde o povo está” em comemoração ao Dia Nacional do Escritor com doação de 2.500 livros aos participantes na Praça Ary Coelho (22/07).

– Em parceria com o Imasul, projeto de implantação de divulgação de conhecimento intitulado “Você Sabia?” em totens no Parque dos Poderes na Avenida do Poeta apresentando à sociedade informações da história de Mato Grosso do Sul (30/07).

– Participação na solenidade de lançamento do Censo Demográfico do IBGE 2022 em Mato Grosso do Sul realizada no Bioparque Pantanal (01/08).

– Realização do XVI Seminário de Desenvolvimento Institucional de Mato Grosso do Sul (XVI SEDIMS) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do

Sul, Secretaria Estadual de Cultura (Museu da Imagem e do Som), Universidade Católica Dom Bosco (Grupo Teatral Senta que o Leão é Manso), Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e União Brasileira de Escritores. Neste ano o SEDIMS evidenciou a cultura em suas múltiplas formas com o tema “Conexões Culturais” enfocando a arte sul-mato-grossense com destaque para as artes musicais, cênicas e visuais (5 a 7/10).

– Registro de chapas e concorrentes à eleição da diretoria e do Conselho Fiscal para o biênio 2023/2024 (09/11).

– Posse da Nova Diretoria do IHGMS para o biênio 2023/2024 que ficou assim composta: Maria Madalena Dib Mereb Greco (presidente), Américo Ferreira Calheiros (vice-presidente), Sueli Santos Teixeira (diretora executiva), Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abraão (diretora executiva adjunta), Celso Higa (diretor de finanças), Samuel Xavier Medeiros (diretor de finanças adjunto), Paulo Eduardo Cabral (diretor de relações institucionais) e Regina Maura Lopes Couto Cortez (diretora de relações institucionais adjunta). No Conselho Fiscal: Iolete Moreira, Ângela Antonieta Athanásio Laurino e José Correa Barbosa (9/12).

 

Lançamento de publicações

– Livro de crônicas “Histórias que ninguém iria contar”, de autoria de Fausto Mato Grosso (08/04).

– Livros: “O inferno de Clevelândia e outros infernos”, dos associados Valmir Batista Corrêa e Lúcia Salsa Corrêa, e “Ultrapassando fronteiras - Histórias do que vi, vivi e ouvi”, de Valmir Batista Corrêa (29/04).

– Livro de crônicas “Educação e trabalho na fronteira de Mato Grosso - Estudo histórico sobre o trabalhador ervateiro (1870-1930)”, de Carla Villamaina Centeno (23/06).

– Mapa “Roteiro da Caminhada das Destinadas – Paraguai/Brasil”, elaborado pela associada Ângela Laurino materializando o relato de Dorothéa Duprat de Lassere no livro “Memórias da Grande Guerra”, editado pelos associados Lúcia e Valmir Corrêa e publicado pelo IHGMS (22/07).

– Livro do II Seminário Estadual da Água de Mato Grosso do Sul: “Múltiplas conexões: Bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai”. Com selo editorial do IHGMS, a publicação tem como organizadores e autores, entre outros, as associadas

Ana Luzia Abraão e Sueli Teixeira. Cerimônia realizada no Rotary Club de Camp

Autor: Marília Leite

Artigos RELACIONADAS

67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: