Artigos

03/09/2023

Seminário debaterá línguas faladas em MS

XVII SEDIMS

 

Seminário debaterá línguas faladas em MS

Maria Christina de Lima Félix Santos*

 

...................................................................................................................

 

Nos dias 13 e 14, quarta e quinta-feira da próxima semana, o Instituto Histórico e Geográfico de MS promove mais uma edição do Seminário de Desenvolvimento Institucional de Mato Grosso do Sul. Neste ano, com o tema Multilínguas o evento abordará diversas línguas faladas no Estado. Nesta página um pouco sobre o seminário e seus objetivos e a programação do evento aberto a pesquisadores, professores, acadêmicos e interessados na linguistica e na cultura regional.

...................................................................................................................

 

Oportunidade de reflexão

O SEDIMS, desde sua primeira edição em 2006, tem por objetivo refletir sobre a cultura e a história sul-mato-grossenses, abordando o Meio Ambiente, a Geografia, a Ocupação, a Colonização e a Gastronomia Regional, dentre outros temas.

O seminário consiste em uma oportunidade de reflexão acerca do patrimônio cultural, como ação permanente do IHGMS, ampliando as discussões acadêmicas à sociedade em geral. Neste ano, trazendo ministrantes associados do IHGMS e pesquisadores da cultura e da linguística, mais uma vez o evento coloca em debate um tema que está no dia a dia das comunidades como reflete Eduardo Guimarães, professor do Departamento de Linguística da Universidade de Campinas: “O espaço de enunciação do Brasil tem suas particularidades. Nele funcionam o português, língua oficial e nacional e língua materna da grande maioria dos brasileiros, línguas indígenas, línguas de imigração, línguas de fronteira, e, mesmo que precariamente, línguas africanas. Mas essas línguas, ao funcionarem nesse espaço específico, se modificam em virtude das relações particulares que têm, em virtude da relação de seus falantes uns com os outros”.

 

Multilinguismo, o que é?

Multilinguismo é o ato de usar ou promover o uso de vários idiomas, seja por uma pessoa individual ou por uma comunidade. Pessoas multilíngues superam os falantes monolíngues na população do mundo. O multilinguismo está se tornando um fenômeno social, regido pelas necessidades da globalização e da abertura cultural.

Considerando a facilidade de acesso à informação oportunizada pela Internet, a exposição às múltiplas linguagens está cada vez mais frequente e, portanto, provoca a necessidade de que as pessoas ampliem a comunicação com o uso de diferentes mecanismos.

O Multilinguismo é especialmente importante em zonas geográficas onde existem diversos países que têm relações de proximidade política, econômica e/ou social. Mato Grosso do Sul faz fronteira com dois países – o Paraguai e a Bolívia – e com cinco estados, enfatizando que a Língua Portuguesa tem diferentes sotaques nos estados da federação.

 

Programação do XVII Sedims

O seminário será aberto às 19 horas do dia 13 de setembro, quarta-feira, com rápidas palavras do associado Heitor Freire (mentor do projeto em parceria com Vera Tylde de Castro Pinto) que abordará o histórico do Sedims e registrará as presenças. Na sequência, a presidente Maria Madalena Mereb Greco fará considerações sobre o tema e dará as boas vindas aos presentes.

Três painéis estão programados para o primeiro dia: “A origem das Línguas e as convivências em MS” com Ana Maria Bernadelli (formada em Letras, especialista em literatura brasileira e francesa, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras); “Língua e discurso nas crenças culturais sul-pantaneiras” com Arlinda Cantero Dorsa (doutora em Língua Portuguesa, mestre em Comunicação e Letras, docente no doutorado e no mestrado em Desenvolvimento Local e no curso de graduação em Direito, ambos da UCDB-MS, associada efetiva do IHGMS); e “Okinawanos em Campo Grande: Idioma, História e Arte” com Patrícia Aguena (graduada em Artes Visuais/Licenciatura, mestre e doutora com experiência na área de Educação com ênfase em Arte Contemporânea e Arte Educação em museus, gestora de Arte e Cultura da FCMS). No intervalo artístico, apresentação do professor Crystian Proença, diretor cultural da Associação Okinawa de Campo Grande, formado pela academia de música clássica de Ryukyu “Nomuraryu Koten Ongaku Kyoukai” com sede em Okinawa, Japão.

Na segunda noite, 14 de setembro (quinta feira), também com início às 19 horas, mais três temas estarão em pauta: “Nhengatu” com Marlei Sigrist (professora, mestre em Educação, associada emérita do IHGMS, embaixadora da Paz e membro da Comissão Sul-mato-grossense de Folclore, da Rede de Pesquisa Folkcom e da Academia Feminina de Letras e Artes de MS); “Formas de Comunicação eficaz tendo a Língua como protagonista” com Raquel Naveira (professora, mestre em Comunicação e Letras e doutora em Língua e Literatura Francesa, escritora, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da Academia Cristã de Letras, da Academia de Letras do Brasil, da Academia de Ciências e Letras de Lisboa e do PEN Clube do Brasil); e “Termos Regionais na Publicidade e na Propaganda” com Henrique Alberto de Medeiros Filho (publicitário, jornalista, escritor e poeta com várias obras publicadas, presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras).

Encerrando a edição deste ano do Sedims, apresentação do “Coral Fronteiras Abertas”. Criado em abril de 2016 sob a regência de Orion Cruz e coordenação de Américo Calheiros, tem repertório eclético que vai da música regional à internacional abrindo espaço também para canções étnicas e folclóricas.

 

Patronos

Cada painel tem como patrono uma personalidade com expressiva atuação em favor da cultura e do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Neste ano o encontro presta as seguintes homenagens: José de Melo e Silva – juiz de Direito, magistrado nos quase dez anos que passou no sul de Mato Grosso;  Rosário Congro – advogado, vereador em Corumbá e depois deputado estadual, intendente de Campo Grande em 1918, prefeito de Três Lagoas por dois mandatos nos anos 1920; Margarida Neder – marcou a cultura sul-mato-grossense com a Peña Eme Ene e sua loja que se tornaram atrativos turísticos de Campo Grande com programação de músicas regionais e comercialização de vestuário e acessórios customizados com elementos da cultura pantaneira;  Dom Aquino Correia – sacerdote, arcebispo de Cuiabá, poeta e orador sacro, governador de Mato Grosso (janeiro 1918 - janeiro 1922); Abílio de Barros – licenciado e bacharel em Filosofia, bacharel em Direito, ex-professor universitário, produtor rural, ambientalista antes do tema entrar em moda; Luiz Alexandre de Oliveira – professor e advogado, quase cego e negro marcou a história com seu trabalho que beneficiou pessoas e instituições como a Santa Casa e a Colônia Japonesa.

 

Ação permanente

Reafirmando a Educação Patrimonial como um instrumento de alfabetização cultural que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido” – conforme conceitua a museóloga Maria de Lourdes Parreiras Horta – a cada ano o Sedims compõe o calendário acadêmico, consistindo em um investimento do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul em prol da permanência da história e da memória.

PARA PARTICIPAR: XVII Sedims - 13 e 14 de setembro de 2023, 19 horas, no Auditório do IHGMS (Avenida Calógeras, 3.000 - Esplanada Ferroviária - Campo Grande, MS).

 

*Maria Christina de Lima Félix Santos é pedagoga, doutora em Desenvolvimento Local. Associada efetiva do IHGMS – cadeira n. 36 (patrono: Dom Antônio Barbosa).

 

BannerSedims.jpg

Com ministrantes associados do IHGMS e pesquisadores da cultura e da linguística, em seis painéis o evento coloca em debate aspectos de um tema que está no dia a dia das comunidades.

.............................................................................................................

 

O IHGMS vai aonde o povo está

No 18 de agosto, sob a liderança da associada Iolete Moreira, o IHGMS realizou mais uma edição do projeto “O Instituto Histórico e Geográfico vai aonde o povo está”. Foi um dia inteiro de atividades na praça Ary Coelho, bem no centro da capital, com distribuição de mais de 2.500 livros à população que passou pelo recinto. Com programação cultural que incluiu música, poesias, contação de histórias e performances artísticas, o evento foi oportunidade para cenas como as registradas pelas lentes de  Eduardo Medeiros.

 

Livros_01.jpg

Livros espalhados pela Praça Ary Coelho atraíram a atenção de pessoas que passavam pelo recinto e de muitas que foram especialmente para aproveitar a oportunidade de conhecer os títulos disponíveis. 

Livros_02B.jpg

 

Na programação diversificada que se estendeu por todo o dia teve entrega do troféu “Escritor nota 10” e de kits de livros para bibliotecas além de música, poesia, contação de histórias e performances.

 

Autor: Maria Christina de Lima Félix Santos

Artigos RELACIONADAS

67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: