Efemérides

12/05/1980

Elevação de São Gabriel do Oeste à categoria de município e emancipação política

Município de São Gabriel do Oeste

12.05.1980. Elevação de São Gabriel do Oeste à categoria de município e emancipação política

Alterações político-administrativas e culturais.

● São Gabriel do Oeste foi elevado a distrito pela lei 3.784, de 30.09.1976.

● Criação do município pela lei 74, de 12 de maio de 1980.

● Comemora-se no dia 12 de maio a emancipação política do município.

Lei n. 3.553, de 22 de agosto de 2008, dispõe sobre a inclusão no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul da Festa do Leitão no Rolete, realizada no município de São Gabriel do Oeste. A Festa do Leitão no Rolete é considerada a maior festa gastronômica de Mato Grosso do Sul. São três dias de festividades que incluem shows, festival da canção, exposições e os tradicionais almoços no Centro de Tradição Gaúcha – CTG Chama Crioula.

História. Sobre a história de São Gabriel do Oeste, o site <www.visiteobrasil.com.br> informa o seguinte:

A região de São Gabriel do Oeste é palco de atividades desde meados de 1885. Registros históricos apontam que a área onde hoje se situa a sede do município foi ocupada primeiramente por criadores de gado oriundos de Minas Gerais. O precursor dessa primeira incursão foi Bernardino Ferreira da Cunha. Descendentes relatam que a Fazenda Brioso – de Bernardino – chegou a ter 70.000 hectares, e abrangia toda a área que se tornaria São Gabriel do Oeste, integrando, inclusive, a região de Coxim.  

[Em 10 de maio de 1937, Balduino Mafissoni e outros, adquiriram a Fazenda Rosada. Em visita à propriedade, verificaram que a rodovia Campo Grande/Cuiabá encontrava-se bem adiantada e resolveram implantar um novo povoado. Com a ajuda de Gabriel Abraão, deram andamento ao projeto. A primeira casa construída pertenceu a Ângelo Brizot.]

Em 1948, parte do território de Coxim foi desmembrada — surgia o município de Camapuã, que continha os distritos de Ponte Vermelha e Areado. A ocupação das terras limitou-se às furnas – regiões mais acidentadas e providas de água, pois os chapadões do planalto não eram propícios a atividades agropastoris.

Somente na década de 1970, a região despertou para uma nova era de desenvolvimento. Percebeu-se a possibilidade de utilizar a área do cerrado para a agricultura. A partir de 1971, a região começou a ser estudada para sediar a cafeicultura. Tomando conhecimento dos planos do Instituto Brasileiro de Cafeicultores no plantio de café, um migrante campo-grandense chamado Gabriel Abrão comprou uma área próxima ao córrego Ponte Vermelha.* Interessados em comprar lotes para a produção de café, paranaenses contataram Gabriel Abrão. Em 1973, fixaram-se na região dirigentes da empresa madeireira Maffissoni e Sorgatto S/A, de Renascença-PR.

O grupo criou a sede de uma nova fazenda, localizada às margens do córrego Capão Redondo,** [também conhecido por Brejão]. Começava então uma nova etapa do desenvolvimento da região, com a chegada de Balduíno Maffissoni, logo seguido por outras pessoas do Sudoeste Paranaense e Oeste de Santa Catarina: Ângelo e Brizot, Silvino Bortolini, Osório Rodrigues da Silva e Alessio Boff. Do Rio Grande do Sul vieram Walter Orling e Albano Frantz. Os fazendeiros da região apoiaram Balduíno e os sulistas cheios de planos promissores para esta região. Essa fase foi o início de uma amizade entre Balduíno e os sulistas com os fazendeiros de Mato Grosso. Os pioneiros foram homenageados na bandeira da cidade; O dragão significa a bravura dos sulistas e suas garras tem como significado a força dos Ferreira da Cunha. (houve inserções e correções no texto).

*O córrego Ponte Vermelha é afluente, pela margem direita, do rio Coxim, sendo parcialmente limite entre os municípios de São Gabriel do Oeste e Camapuã, e ambos pertencem à Bacia do rio Paraguai. Suas nascentes estão numa altitude aproximada de 740 metros, nas elevações planálticas da chamada serra de Maracaju, deslocando-se para sua borda ocidental.

**O córrego Brejão é afluente, pela margem direita, do rio Coxim, no município de São Gabriel do Oeste, pertencentes à bacia do rio Paraguai. Suas nascentes se localizam nas elevações planálticas da chamada serra de Maracaju, com altitude aproximada de 730 metros; sua foz é na porção norte da sede municipal. É também conhecido por córrego Capão Redondo.

 

Fontes:

CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.

HISTÓRIA DE SÃO GABRIEL DO OESTE. Disponível em <www.visiteobrasil.com.br>. Acesso em: 26 abr. 2021.

Autor: IHGMS

Efemérides RELACIONADAS

67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: