Quem deu nome ao córrego Urumbeba? Foi Joaquim Francisco Lopes quando deixou o seguinte registro (Derrotas, p. 110): No dia 8 de abril (de 1848), verifiquei o lugar do embarque e desembarque no rio Anhuac (Nioaque), em um ponto onde se lhe ajunta um arroio que pus o nome de Urumbeva.
Etimologia. Segundo Teodoro Sampaio, URUMBEBA, termo de origem tupi, Ymirá-mbeba, alterado para ur-mbeba, significa a madeira chata, ou em forma de espátula; o cardo de folhas grossas, chatas, onde se cria a cochonilha.
Geografia do córrego. O córrego Urumbeba, afluente, pela margem direita, do rio Nioaque, localiza-se no município de Nioaque, é integrante da bacia do rio Paraguai. Nasce nas elevações do planalto de Maracaju, no município homônimo, e sua foz localiza-se ao norte da sede municipal. Também chamado de Urumbeva. Joaquim Francisco Lopes, em 1848, estabeleceu o varadouro do Nioaque, ligando, por terra e pela serra, o córrego Urumbeba com o córrego Água Fria, afluente do rio Brilhante.
Fontes:
LOPES, Joaquim Francisco. Derrotas. Campo Grande, MS: IHGMS, 2010. Série Memória Sul-Mato-Grossense, Volume I.
SAMPAIO, Teodoro. O Tupi na geografia nacional. Introdução e notas de Frederico G. Edelweiss. 5. ed. São Paulo: Editora Nacional; Brasília, DF: INL, 1987. [Edição comemorativa do cinquentenário de falecimento do Autor.]. [1901].