Você Sabia?

Quem demarcou o porto Tabuado?

Quem demarcou o porto Tabuado? O porto Tabuado, no rio Paraná, localiza-se ao sudeste da sede municipal de Aparecida do Tabuado. História. Esse porto foi demarcado por Joaquim Francisco Lopes, em julho de 1837 (Derrotas, IHGMS, p. 56), cumprindo ordens do presidente da província de Mato Grosso, para ligar a Estrada do Piquiri ao Picadão (caminho que, do rio Paraná, chegava a Piracicaba). O porto Tabuado figura na Carta do Estado, elaborada por Cândido Rondon, publicada em 1952, cujos trabalhos tiveram início em 1917. De distrito a município. O primeiro povoado que surgiu na região foi o porto Tabuado, às margens do rio Paraná, empreendimento dos mineiros João Barbosa e Máximo José da Rocha. Depois disso, Antônio Leandro cedeu parte de sua fazenda, denominada Córrego do Campo, um pouco distante das margens do rio Paraná e iniciou a implantação de um novo povoado, que tomou a denominação de Lagoa Suja, atualmente, Aparecida do Tabuado. Foi elevada a distrito pela lei número 1.012, de 01.08.1926 e o município foi criado pela lei número 130, de 26.09.1948. Tabuado ou Taboado? Conforme publicação de Hildebrando Campestrini, de 2003, Questões gramaticais sul-mato-grossenses (www.ihgms.org.br/textos), a forma correta é Tabuado:

Aparecida do Tabuado.

Segundo consta, o porto Presidente Vargas, no rio Paraná, nas proximidades da junção dos rios Paranaíba e Grande, nas alturas da ilha Grande, era denominado, antigamente, Taboado.

Qual a origem da forma Tabuado? De tábua (prancha de madeira)? De tabua (grande erva que vive nas águas paradas e rasas)? De taboa (variante popular de tabua, registrada pela maioria dos dicionários)?

Corre, entre os aparecidenses, a explicação de que é Taboado porque há (ou havia), na região, muita taboa.

Seja qual for a origem, a forma correta é Tabuado, pois, tanto de tábua quanto de tabua, ter-se-á Tabuado. O emprego da palavra taboa, no nível popular (falado e não escrito), não justifica a grafia Taboado. A ortografia deve basear-se sempre nas raízes cultas da língua.

Se não bastasse, encontra-se Aparecida do Tabuado no Novo Dicionário (de Aurélio B. de H. Ferreira), na Grande Enciclopédia Delta Larousse, na Enciclopédia Brasileira Mérito (...)

Fonte: CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: