Você Sabia?

Que segredos o morro do Padre guarda há muito tempo?

Que segredos o morro do Padre guarda há muito tempo? Em Mato Grosso do Sul há dois morros denominados de morro do Padre; um, no município de Porto Murtinho, com 562 metros de altitude; o outro, localiza-se em Rio Verde de Mato Grosso, com altitude máxima de 550 metros. Este, situa-se numa região de relevo movimentado, denominada de Furna Grande, inserido no contexto das elevações planálticas de Maracaju; está ao leste da sede municipal de Rio Verde de Mato Grosso, distante em torno de 40 km. Hidrografia. Apesar de ser uma região de relevo movimentado, não há evidências de muitos cursos de água no local. O destaque são os córregos São Domingos, ao norte do referido morro, e, em sua porção leste, o Furna Grande. História oral. Relatos da população informam que há 100 anos um padre italiano foi transferido para a diocese de Rio Verde de Mato Grosso, e que o mesmo sonhava diariamente com um morro.

Um dia, o dono de uma fazenda pediu pra ele ir fazer um casamento na região e durante a cerimônia ele avistou o morro. Ao contar para o fazendeiro que havia sonhado com o lugar a vida inteira, o dono logo quis desanimar o padre. Disse [o fazendeiro] pra ele que não tinha como subir o morro, que a mata era fechada. Mas afirmou que se o padre conseguisse subir, o morro era dele. Depois de analisar a melhor maneira de subir ao topo do morro, conseguiu trilhos de trem e começou seu trabalho. Ele escavava a parede, colocava um trilho e escavava de novo. Fez um corrimão para subir até o topo e sob os degraus colocou uma malha de ferro para proteger. O resultado desse trabalho permanece até hoje. No fim da escadaria há um portão de ferro, com cadeado gigante e que, só Frei Davi, [atual guardião, início de 2019], tem a chave. Lá em cima há um dormitório, uma capela e um sistema com 12 caixas d'água. Há quem diga que os religiosos passavam dias lá em cima. (TORRES, internet).

Fonte:

TORRES, Thailla. Morro do Padre é belíssimo segredo revelado para poucos em Rio Verde. Disponível em: <www.campograndenews.com.br>. Acesso em: 20 mar. 2018.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: