Você Sabia?

Que registros históricos foram efetuados em dois portos denominados de Alegre?

Que registros históricos foram efetuados em dois portos denominados de Alegre?

O nome Alegre aparece na hidrografia sul-mato-grossense em oito córregos, uma ilha e três portos. Com relação aos portos, um deles localiza-se na margem direita do rio Taquari, no município de Corumbá, cerca de 5 km a montante do porto Lurdes. Os outros dois, que tiveram importância histórica nessa porção sul do então Mato Grosso, apresentam os seguintes registros:

a) Na margem direita do rio Anhanduí, no atual município de Nova Andradina, situava-se o porto Alegre que era considerado o último ponto da navegação comercial no rio Anhanduí, servindo principalmente à região da Vacaria.

b) O terceiro porto Alegre situa-se na margem esquerda do rio Cuiabá, no município de Corumbá, localiza-se cerca de 3 km a jusante da ilha do Alegre, na divisa com o estado de Mato Grosso. Entre os episódios da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), sempre é citado o Combate do Alegre, travado no dia 11 de julho de 1867 no rio São Lourenço (atualmente é o rio Cuiabá*), nas imediações deste porto, entre navios paraguaios e brasileiros. Os soldados brasileiros estavam no porto carneando, ou seja, se alimentando, quando foram tomados pelo ataque surpresa dos paraguaios. Ao final, os brasileiros saíram-se vitoriosos.

* Por que esse trecho do rio São Lourenço, na divisa entre MS e MT, é chamado, hoje, de Cuiabá? Hoje o rio São Lourenço pertence unicamente ao território mato-grossense. Todavia, até início do século 20, o São Lourenço descia e, ao infletir, recebia o afluente Itiquira. Em 1909, o São Lourenço abriu, definitivamente, o furo do Taigara e passou a correr por ele. Com isso, o rio Itiquira, seguindo o antigo leito do São Lourenço, passou a ser afluente do rio Cuiabá. Com esta mudança, o São Lourenço transformou-se em afluente do rio Cuiabá. O rio São Lourenço era conhecido, no século 18, como rio dos Porrudos.

História. O rio São Lourenço era chamado, pelos monçoeiros, de Porrudos, porque os coroados (ou bororos orientais), cujo vale habitavam, vistos de longe, eram donos de membros viris desconformes, por usarem gomos de taquara apensos aos órgãos genitais, para os protegerem, durante os banhos, contra a dentada das piranhas. (SOUSA, p. 109).

 

Fontes:

CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014. (verbetes).

SOUSA, Lécio Gomes de. Bacia do Rio Paraguai – Geografia e História. História de uma região. Campo Grande, MS: IHGMS, 2012. Série Memória Sul-Mato-Grossense, Volume 18.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: