Você Sabia?

Que importância teve o porto Mendes, no estado do Paraná, para o então Mato Grosso?

Que importância teve o porto Mendes, no estado do Paraná, para o então Mato Grosso? O porto Mendes, localizado no rio Paraná, atualmente é distrito do município de Marechal Cândido Rondon, no estado do Paraná, tem uma relação histórica para Mato Grosso do Sul. Hoje, Porto Mendes é distrito daquele município. História. O porto Mendes foi importante no contexto histórico do sul do então Mato Grosso por ser o escoadouro da erva-mate, principal produto de exportação no início do século 20, especialmente para a Argentina. Em 1947, José de Melo e Silva (Canaã do Oeste, p. 67) relatava que

(...) de Guairá desce a erva pelos vagões da via férrea (construída pela Empresa Matte Larangeira), até Porto Mendes, onde é recebida e embarcada em vapores que fazem a navegação do Prata. Foram iniciativas e realizações da Companhia. Muito dinheiro investido, muita organização, muita luta.

A estrada de ferro foi construída para levar as mercadorias de Guaíra até aquele porto, porque o salto das Sete Quedas impedia a navegação. Sobre o salto, denominado Sete Quedas, eram 19 saltos, que desapareceram em outubro de 1982, pelo lago formado pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Fontes:

CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.

SILVA, José de Melo e. Canaã do Oeste. 3. ed. Campo Grande, MS: IHGMS, 2018. Série Memória Sul-Mato-Grossense, Volume 33.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: