Você Sabia?

Quantos rios existem em Mato Grosso do Sul com o nome de Verde?

Quantos rios existem em Mato Grosso do Sul com o nome de Verde? Em Mato Grosso do Sul existem seis rios com a denominação de Verde.

Verde1. O de número 1 corre ao sul das morrarias Pelada e Aguaçu no sentido leste-oeste, no município de Corumbá. Suas nascentes se originam de dois cursos de água, ao sul do distrito de Albuquerque, nas proximidades da fronteira Brasil/Bolívia; sua foz fica em território boliviano. Seu nome deriva da existência de muitas plantas aquáticas em seu leito. Bacia do rio Paraguai.

Verde2. O rio Verde de número 2 é afluente, pela margem esquerda, do rio Guiraí, no município de Jateí, pertencente à bacia do rio Paraná.

Verde3. O de número 3 é formado pelo ribeirão da Estiva e pelo córrego Cabeceira do Esparramo, na borda oriental da serra das Araras, sendo afluente, pela margem direita, do rio Paraná; nasce no município de Figueirão e faz limite entre os municípios de Camapuã e o de Paraíso das Águas; entre este e os de Ribas do Rio Pardo e Brasilândia; entre este e o de Três Lagoas.

Verde4. O de número 4, no município de Aral Moreira, é afluente, pela margem esquerda, do rio Amambaí, cujas nascentes ficam em torno de 1 km da fronteira com a República do Paraguai, numa altitude aproximada de 630 metros; pertence à bacia do rio Paraguai.

Verde5. Já o rio Verde de 5 é afluente, pela margem esquerda, do rio Taquarizinho ou Taquarimirim, no município de Rio Verde de Mato Grosso. Bacia do rio Paraguai. Seu curso passa na porção oeste da sede municipal.

Verde6. Finalmente, o último, o de número seis, é afluente, pela margem direita, do rio da Prata, no município de Jardim, e pertence à bacia do rio Paraguai.

Fonte: CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: