Você Sabia?

Quantas vezes aparece o vocábulo Verde na hidrografia sul-mato-grossense?

Quantas vezes aparece o vocábulo Verde na hidrografia sul-mato-grossense? A base dessa pesquisa é a Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul, publicação do IHGMS (2014). Em Mato Grosso do Sul, o vocábulo Verde aparece em várias espécies hidrográficas. Sem levar em conta os nomes compostos (Água Verde, por exemplo, podendo ser incluído o município de Rio Verde de Mato Grosso), o nome Verde aparece assim distribuído: uma baía, um córrego, três ilhas e seis rios. Com relação aos rios, sua ocorrência é a seguinte:

Verde1: no município de Corumbá, ao sul das morrarias Pelada e Aguaçu, no sentido leste-oeste, esse rio Verde origina-se de dois cursos de água (sem denominação), ao sul do distrito de Albuquerque, nas proximidades da fronteira Brasil/Bolívia. Sua foz fica em território boliviano e seu nome deriva da existência de muitas plantas aquáticas em seu leito. É integrante da bacia do rio Paraguai.

Verde2: é afluente, pela margem esquerda, do rio Guiraí, no município de Jateí e suas nascentes se localizam ao norte da sede municipal. É integrante da bacia do rio Paraná.

Verde3: dentre os seis rios com esse nome, esse é o mais extenso em Mato Grosso do Sul. Nasce no município de Figueirão e faz limite entre os municípios de Camapuã e o de Paraíso das Águas; entre este e os de Ribas do Rio Pardo e Brasilândia; entre este e o de Três Lagoas. É afluente, pela margem direita, do rio Paraná. O rio Verde é formado pelo ribeirão da Estiva e pelo córrego Cabeceira do Esparramo, na borda oriental da serra das Araras. Em seu percurso existem três unidades geradoras de energia, entre os municípios de Ribas do Rio Pardo e Água Clara; a usina hidrelétrica São Domingos e as pequenas centrais hidrelétricas Verde 4 e Verde 4A.

Verde4: localiza-se no município de Aral Moreira, sendo afluente, pela margem esquerda, do rio Amambaí. Suas nascentes se localizam em torno de 1 km da fronteira com a República do Paraguai, numa altitude aproximada de 630 metros. É integrante da bacia do rio Paraná.

Verde5: rio com fortes atrativos turísticos, pois em seu médio curso destaca-se a cachoeira Sete Quedas. É afluente, pela margem esquerda, do rio Taquarizinho ou Taquarimirim, no município de Rio Verde de Mato Grosso. Seu curso passa na porção oeste da sede municipal. É integrante da bacia do rio Paraguai.

Verde6: este rio é afluente, pela margem direita, do rio da Prata, no município de Jardim e seu curso médio passa distante aproximadamente 5 km da porção leste da lagoa Grande. É integrante da bacia do rio Paraguai. História. Até final do século 19 este rio Verde era conhecido por rio da Prata. Na Retirada da Laguna a tropa alcançou o rio da Prata, ou seja, o rio Verde. Taunay, nos relatos de A Retirada da Laguna, cita que, a 22 de maio de 1867, apenas andamos três quartos de légua... e ... ficamos encostados a um mato que, felizmente, ia até um riacho chamado Prata [Verde, hoje], o primeiro afluente meridional do Miranda. Foi só às dez da manhã de 25 que começamos a nos mover para galgar a margem direita do Prata. Acyr Vaz Guimarães (História dos municípios, 1992, V. I, p. 97) relata que, durante a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), na abertura da picada para a travessia do Verde foi encontrada grande quantidade de palmitos que saciaram a fome dos integrantes da Retirada da Laguna.

Fonte: MENECOZI, Arnaldo Rodrigues. Há multiplicidade de Verde em Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: O Estado, 21 mar. 2015, p. C7.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: