Você Sabia?

Quantas morrarias existem em Mato Grosso do Sul?

Quantas morrarias existem em Mato Grosso do Sul? Morraria é o coletivo de morros. Nas cartas topográficas da Diretoria de Serviço Geográfico, do Ministério do Exército, foram catalogadas vinte e duas morrarias constantes no relevo de Mato Grosso do Sul, sendo que todas se localizam na região pantaneira. Entre essas morrarias, destaca-se, a de Santa Cruz, pela seguinte razão: sua altitude, como pode verificar-se em sua descrição, com outras informações. Morraria de Santa Cruz. Morraria, entre os municípios de Corumbá (a maior parte) e Ladário. Altitude máxima: 1.065 metros, sendo a maior altitude do Estado, localizada exatamente no limite entre esses dois municípios. Localização. A morraria de Santa Cruz é integrante da região onde se apresentam as maiores altitudes do Estado, com várias morrarias, todas em seu entorno: ao norte, a do Urucum; ao leste, a Grande e a do Rabichão; ao sul, a de São Domingos; e ao oeste, a da Tromba dos Macacos. Hidrografia. São poucas as drenagens no contexto da morraria de Santa Cruz, com destaque aos córregos São Sebastião e São João, ao norte; e das Pedras, em sua porção oeste. Aproveitamento econômico. O conjunto das morrarias, onde situa a de Santa Cruz, possui mármore, calcário, brita, minérios de ferro e de manganês. Lisandra Pereira Lamoso (2005) informa que a partir de 1906, inicia-se a exploração do minério de manganês, através da empresa belga Societé Anonyme d'Ougree, criando, no local, o que ficou conhecido como Mina dos Belgas. Era o

(...) acesso às galerias escavadas junto aos veios de minério de manganês, situados nas cotas superiores do morro de Santa Cruz. Na realidade, trata-se de uma das entradas. No pórtico da entrada e guarnecida por uma proteção em vidro, figura uma imagem de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros.

Fonte: LAMOSO, Lisandra Pereira. Proposta teórica para a pesquisa geográfica sobre exploração mineral. Florianópolis, SC: Geosul, Volume 20, n. 39, p 43-64, jan./jun. 2005.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: