Você Sabia?

Qual o rio que o córrego Segredo ajuda a formar em Campo Grande?

Qual o rio que o córrego Segredo ajuda a formar em Campo Grande? O córrego Segredo é formador, com o córrego Prosa, do rio Anhanduí, localizados na área urbana de Campo Grande. Boa parte do seu curso está canalizada. O córrego Segredo nasce nas elevações da porção norte da cidade e se desloca para a direção sul-sudoeste. As cabeceiras do córrego Segredo são contravertentes das cabeceiras do córrego Ceroula, tributário da bacia do rio Paraguai. Urbanização. Ao longo do seu leito, foi construído o Parque Linear Segredo, também chamado Parque Linear Presidente Jânio Quadros, com 6,3 km de pavimentação das avenidas marginais, além de 4,5 km de ciclovias. Com a implantação desse parque foram realizadas intervenções no córrego Segredo, desde a preservação de fundo de vale à tentativa de recuperação da mata ciliar. História. Temístocles Paes de Sousa Brasil informava, em 1910, que o córrego Segredo apresentava extensão de 10 km e declividade de 113 metros, alertando para a destruição da vegetação em suas cabeceiras, podendo sobremodo concorrer para a diminuição das águas.

Fontes:

BRASIL, Temístocles Paes de Sousa. Ligeira notícia sobre a vila de Campo Grande e Relatório dos estudos para o abastecimento de água aos quartéis de Campo Grande. Campo Grande, MS: IHGMS, 2005. [1910].

CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: