Você Sabia?

Qual foi Bernardo Franco Baís?

Qual foi Bernardo Franco Baís? Foi Bernardo Franco Baís, eleito a 2 de novembro de 1902, mas renunciou ao cargo mesmo antes de assumir, concluindo que, por ser imigrante italiano não tinha o direito de tal empreitada. Foi substituído por Francisco Mestre, primeiro vice-prefeito. Os primeiros vereadores de Campo Grande, eleitos nesse pleito, foram: Joaquim José de Santana, João Correia Leite, Manuel Inácio de Sousa, José Vieira Damas e João Antônio da Silva. Bernardo Franco Baís foi o mesmo que construiu o prédio que hoje abriga a Morada dos Baís, na Avenida Afonso Pena. É o registro da nossa história.

Lá pelos idos de 1886: O registro é de Paulo Coelho Machado (Pelas ruas de Campo Grande, IHGMS, 2008):

Por essa época instalaram-se no povoado José Alves Taveira, Vicente Pereira da Silva, José Vieira Damas, Bento Pereira Martins, o italiano Bernardo Franco Baís, comerciante de espírito franco, melífluo como um franciscano, mas inteligente e atilado, que vencia, pela discrição e sagacidade. Cortava com seu carro de bois toda a região sulina, trazendo mercadorias do Paraguai.

(...)

O primeiro italiano a pisar solo campo-grandense foi Bernardo Franco Baís, ainda no século XIX. Procedendo de Luca, sua terra natal, penetrou em Mato Grosso por Corumbá e dedicou-se ao comércio ambulante durante muitos anos, para depois fundar um estabelecimento na Rua 26 de Agosto. Andava pela campanha afora oferecendo suas mercadorias variadas, trocando-as por gado. Fez sua posse principal nas Ribas do Embiruçu. Adquiriu também muitos lotes dentro do rocio, inclusive uma chácara. Levantou um sobrado para residência, em 1913, na Avenida Afonso Pena, abaixo dos trilhos da NOB.

Enormes serviços prestou Franco Baís a Campo Grande, na sua longa vida. Abriu casa comercial na Rua 26 de Agosto e casou-se com a filha de outro negociante, o português Manuel Joaquim de Carvalho.

Em Campo Grande, Bernardo Franco Baís é homenageado com nome de escola municipal, desde 27-02-1932; nome de rua; foi um dos fundadores da Santa Casa de Misericórdia, aonde a Unidade de Traumatologia recebeu o seu nome. Em 2012, o IHGMS publicou Campo Grande: Personalidades históricas (Organização de Arnaldo Rodrigues Menecozi, em três volumes), onde Bernardo Franco Baís foi biografado por Nelly Baís Martins – Volume I, p. 85-96.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: