Você Sabia?

Qual a relação do morro Margarida com Taunay?

Qual a relação do morro Margarida com Taunay? O morro Margarida, com altitude máxima de 552 metros, situa-se na porção sudoeste do município de Bela Vista, próximo do limite com o município de Caracol. Situa-se a 15 km da fronteira com a República do Paraguai. Está cartografado na Carta Topográfica Bela Vista. Hidrografia. O entorno das elevações do morro Margarida se constitui em um espigão local, de onde nascem vários cursos d’água, todos vertendo para as principais drenagens da região: os rios Caracol, Piripucu e Apa, pertencentes à bacia do rio Paraguai. História. Após intenso combate com os paraguaios, na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a Força Expedicionária de Mato Grosso, em direção a Laguna, chegou ao morro Margarida no entardecer do dia 8 de maio de 1867, conforme relato de Taunay, em A Retirada da Laguna (1ª edição, 1874) (p. 108/166):

O sol já declinava quando avistamos distinctamente o morro da Margarida, o mesmo que já tínhamos observado de ponto differente, do forte de Bella-Vista: signal de reconhecimento que desta vez brilhou áos nossos olhos como raio de esperança. Tinhamos feito duas léguas e meia sob fogo contínuo e fatigante, posto que pouco mortífero.

O morro Margarida se transformou em baliza de referência para Taunay, pois noutra passagem anotou que em

Outro plano um tanto mais elevado e voltado para o sul ligava-se a um campo dilatado, o mesmo que Lopes em uma incursão anterior denominara “Campo das Cruzes” e no fundo do qual estava o nosso ponto de orientação, o morro da Margarida. O perfil desse pico é um tanto notável pela sua graciosa regularidade: já o tinhamos avistado uma vez de Bella Vista, e saudamo-lo então como a um amigo.

O forte de Bella Vista a que se refere Taunay é o que se localizava no Paraguai, na margem esquerda do rio Apa.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: