Você Sabia?

Qual a importância da mangaba?

Qual a importância da mangaba? Na hidrografia sul-mato-grossense, o termo mangaba aparece em vários cursos d’água, além dos derivados, incluindo mangava. Etimologia e botânica. Mangaba, termo originário do tupi, significa “coisa boa de comer”, é o fruto da mangabeira (Hancornia speciosa Gomes), árvore de tronco tortuoso, comum no cerrado. História. Já era conhecida dos índios, mesmo antes da chegada dos primeiros europeus. Citada em relatos de viajantes que vieram ao Brasil a partir do século XVI, a mangaba despertou o interesse, principalmente, dos holandeses, que a consideravam, ao lado do abacaxi, a melhor fruta do país. Dentre as utilidades da mangaba, há um tipo de látex, que teve, principalmente em época de guerra, significativo valor comercial. Renato Alves Ribeiro (2010, p. 85) registra que tínhamos um caminhão novo, comprado pelo esforço de guerra pelo fato de tirarmos leite de mangaba lá no Taboco. Culinária e história. O fruto da mangabeira é utilizado em doces e consumido também in natura, como informou Taunay (A Retirada da Laguna, p. 12), quando se deslocava de Miranda para Nioaque:

Era uma estrada larga e corria ao longo de magníficos bosques, onde predominavam os umbus balsâmicos, espalhando ao longe o perfume das flores abertas, os piquis, carregados de frutos, e as inesgotáveis mangabeiras. E acrescenta, em nota: (mangabeira) cujo fruto tem o sabor da maçã.

No site da Embrapa (<www.embrapa.br/busca-de-publicacoes>. Acesso em 23 ago. 2020) tem disponível a publicação A cultura da mangaba (/ Ana da Silva Lédo ... [et al.]. – Brasília, DF : Embrapa, 2015. 84 p. : il. color. ; 11 cm x 15,5 cm. (Coleção Plantar, 73).

Fontes:

CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.

RIBEIRO, Renato Alves. Taboco: 150 anos – Balaio de recordações. 2. ed. Campo Grande, MS: IHGMS, 2010. Série Memória Sul-Mato-Grossense, Volume III.

TAUNAY, Alfredo d’Escragnolle. A Retirada da Laguna. Tradução do original francês por Salvador de Mendonça. Rio de Janeiro: Typographia Americana, 1874.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: