Você Sabia?

Qual a importância da Geografia Médica?

Qual a importância da Geografia Médica? No Brasil, os primeiros trabalhos preocupados com a Geografia Médica tiveram início em 1832, com Jean-François-Xavier Sigaud, francês, considerado o primeiro geógrafo-médico brasileiro. Outros trabalhos vieram, porém foi em 1972 que Carlos da Silva Lacaz e outros autores publicaram Introdução à Geografia Médica do Brasil, ressaltando a importância do meio geográfico no surgimento e distribuição de determinadas doenças, objetivando, também, embasar os programas de saúde. Assim, essas duas fases estão imbricadas na percepção geográfica, iniciando-se pelas sensações e culminando na cognição. É preciso ter conhecimento para se valorar o que foi percebido para não ficar circunscrito apenas ao mundo descritivo. E este é um antigo desafio da geografia que nunca sai de moda. (Parte do artigo Desafios da geografia médica, de Arnaldo Rodrigues Menecozi, publicado pelo jornal O Estado, Campo Grande, em 10/12/2016, p. C7).

A propósito, ver a obra:

SARTORI, Maria da Graça Barros. Clima e percepção geográfica. Fundamentos teóricos à percepção climática e à bioclimatologia humana. Santa Maria, RS: Palotti, 2014.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: