Você Sabia?

Qual a dúvida histórica que Paulo Coelho Machado desvendou sobre o córrego Água Amarela, em Jardim?

Qual a dúvida histórica que Paulo Coelho Machado desvendou sobre o córrego Água Amarela, em Jardim? O córrego Água Amarela (número 1 de um total de 5 com o mesmo nome) é afluente, pela margem esquerda, do rio das Velhas, no município de Jardim, integrantes da bacia do rio Paraguai. História. Foi nas imediações desse córrego que a força revolucionária do major Gomes derrotou, em 1916, a tropa estadual comandada pelo coronel Zelito. Paulo Coelho Machado (em Pelas ruas da cidade. 2. ed. Campo Grande, MS: IHGMS, 2008. p. 92) relata o seguinte:

No Passo do Rosário, no dia 15 de setembro daquele ano de 1916, travou-se pequeno reencontro de Gomes com a vanguarda governista, comandada pelo cel. Machado Salgueiro, saindo este derrotado. O grosso, obediente ao governo, prosseguiu e foi estacionar nas margens do córrego Água Amarela, onde se deu a importante batalha.

E Machado ainda levanta outra questão: quem venceu nesse encontro no córrego Água Amarela? Ele mesmo responde que outros autores, como Virgílio Correia Filho, Pedro Ângelo da Rosa e Demósthenes Martins afirmam a derrota de Gomes, ou seja, as forças governistas saíram-se vitoriosas.

Contudo, nas andanças e encontros com moradores antigos da região que Paulo Coelho Machado realizou, destaca outra versão:

Consultei diversos moradores antigos da região, como Alonso Barbosa, que com seus irmãos Durval e Naur são os atuais donos da fazenda Monjolinho, Atanacildo Escobar, Olinto Fialho e considerei, sobretudo, o minucioso depoimento que me forneceu um protagonista de todo o episódio bélico, o cel. Astúrio Monteiro de Lima, recentemente falecido. Tudo isso autoriza-me a tentar restaurar a verdade histórica. De fato, na batalha de Água Amarela, a vitória pertenceu aos revolucionários e não ao governo. Este venceu na batalha final da Colônia Militar de Miranda, cinco meses depois...

Turismo. No aspecto turístico, há uma cachoeira no córrego Água Amarela, próximo da cidade de Jardim, em que se pode praticar canoísmo. Fonte: CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: