Você Sabia?

Qual a diferença entre Amambai e Amambaí?

Qual a diferença entre Amambai e Amambaí? Amambaí é o rio, afluente, pela margem direita, do rio Paraná; limite entre os municípios de Aral Moreira e Coronel Sapucaia, Amambai e Laguna Carapã, Amambai e Caarapó, Amambai e Juti, Iguatemi e Naviraí, Naviraí e Itaquiraí. Bacia do rio Paraná. Suas nascentes se localizam em torno de 1 km da fronteira da República do Paraguai. Amambai é o nome do município. Prosódia. O uso consagrou, para a cidade e município, a pronúncia Amambai (i final átono) e, para os demais nomes próprios, Amambaí (i final tônico). O primeiro bairro de Campo Grande chama-se Amambaí. História. Escreveu Joaquim Francisco Lopes (Derrotas, p. 138): Rio Amambaí – rio da samambaia. Este rio, chamado assim por causa da muita samambaia. Era conhecido como Samambaí-Guaçu (ou Açu) para distingui-lo do rio Samambaia, que seria o Mirim. Com o tempo fixaram-se os nomes Samambaia e Amambaí, não sendo necessário o Guaçu. Foi importante via de exportação da erva-mate, principalmente pelo porto Felicidade (perto de Juti, hoje).

Em 1925,

(...) do patrimônio União (cidade de Amambai hoje) João Alberto (da Coluna Prestes) avançou sobre a ponte do rio Amambaí, que encontrou quase toda queimada pela força “patriótica” de Mário Gonçalves, em fuga na sua frente. João Alberto demorou ali, a fim de consertar a ponte.

Fontes:

CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.

LOPES, Joaquim Francisco. Derrotas. Campo Grande, MS: IHGMS, 2010. Série Memória Sul-Mato-Grossense, Volume I. [textos escritos a partir de 1829].



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: