Você Sabia?

Quais os nomes que o rio Miranda já teve?

Quais os nomes que o rio Miranda já teve?

Rio Miranda, até final do século XVIII:

Nomes do rio Miranda:

Guaxis: dos índios que ali habitavam.

Mareco: de um português que por ali andou mais tarde.

Mboteteí: o nome mais citado. Todavia, pelas dificuldades de grafia e de audição corretas, o nome sofreu corruptelas e variantes: Bateteú, Boteteú, Matetuí, Mboteteuí. Em 1716, João Leme do Prado por ali andou em reconhecimento da região, a mando de Luís de Albuquerque, dando outro nome ao atual rio Miranda: Mondego. Porém, o nome mais notável acabou sendo Mboteteí. Em 1777, em função do nome do Presídio ali fundado, veio o novo nome do rio: Miranda, isto para a porção sul, ou seja, de suas nascentes até o encontro com o Aquidauana (Arariani). Nesse tempo, como o rio Aquidauana era pouco utilizado, praticamente não se fazia menção ao seu nome, apenas uma citação de Francisco Rodrigues do Prado que os guaicurus, naquele tempo, chamavam esse rio de Nabi-nugo (água negra).

Fonte:

MELLO, Raul Silveira de. Para além dos bandeirantes. 2. ed. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014. (p. 133-4). Obras Completas de Raul Silveira de Mello, Volume VIII.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: