Você Sabia?

Quais os cursos d’água que formam o córrego Prosa em Campo Grande?

Quais os cursos d’água que formam o córrego Prosa em Campo Grande? O córrego Prosa, localizado na área urbana de Campo Grande, é formado pelos córregos Desbarrancado, pela direita, e Joaquim Português, pela esquerda. Atravessa a cidade de Campo Grande, no sentido leste-oeste, sendo formador, com o córrego Segredo, do rio Anhanduí. A confluência com o córrego Segredo se dá ao lado do Horto Florestal Antônio de Albuquerque, no cruzamento das Avenidas Fernando Correia da Costa e Ernesto Geisel. Entre a Rua José Antônio até sua foz, o Prosa está canalizado e coberto. Na Avenida Ricardo Brandão tem alguns trechos canalizados. História. Temístocles Paes de Sousa Brasil informava, em 1910, a extensão do córrego Prosa: 7,8 km e declividade de 112 metros, apresentando pequenos saltos em seu leito, dos quais o mais importante tem cinco metros, de onde era fornecida água para Campo Grande até 1911, na chamada Cachoeirinha do Prosa, próximo da Rua Ceará; o córrego é arenoso próximo à nascente e, no restante, característica de lajeado e argiloso. Sua cabeceira-mestra é a do córrego Desbarrancado. O autor também alertava para a destruição da vegetação em suas cabeceiras, podendo sobremodo concorrer para a diminuição das águas onde a erosão progride lentamente. Parte do curso do córrego Prosa, próximo às suas nascentes, fica no Parque Estadual do Prosa.

Fontes:

BRASIL, Temístocles Paes de Sousa. Ligeira notícia sobre a vila de Campo Grande e Relatório dos estudos para o abastecimento de água aos quartéis de Campo Grande. Campo Grande, MS: IHGMS, 2005. [1910].

CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: