Você Sabia?

Quais as origens do porto Morumbi, em Eldorado?

Quais as origens do porto Morumbi, em Eldorado? O porto Morumbi, na margem direita do rio Paraná, no município de Eldorado, localiza-se em frente à ilha Morumbi e entre a foz dos córregos Laranja, a montante, e Morumbi, a jusante.

Etimologia. Teodoro Sampaio (1855-1937), em O Tupi na Geografia Nacional (1987, verbete), o significado da palavra varia de acordo com a origem. Se vier de méru-obi, significa mosca verde, varejeira. Se derivar de mará-obi, quer dizer lugar de lutas, peleja oculta, cilada. Outra versão, a mais aceita pelos dicionaristas, diz que morumbi vem da palavra tupi-guarani murundu-obi e significa morro ou colina verde. O Dicionário Tupi Guarani (Internet) informa que Morumbi tem o mesmo significado, ou seja, “colina verde” e “mosca verde”, mas difere no radical, pois esses termos são moru, mosca, e mbi, verde.

História. Vale o registro de que em meados do século 20, o local já foi o principal porto de entrada e saída de pessoas e mercadorias da região. Recebeu seus primeiros moradores no início da década de 1950, em sua maioria migrantes dos estados de São Paulo e do Paraná.

Pioneiro de Eldorado. Foi nessa época que Leocíndio Batista chegou ao porto e, junto a outros empresários, resolveu investir no local. Campestrini (em Eldorado, p. 105), destaca que Leocindo Vargas Batista, em 1951, abriu a picada de acesso ao distrito. Aí comprou terras, consta que de Brasil Gaudioso, instalando no patrimônio uma serraria, dividindo a região do porto em lotes com a intenção de torná-lo um município. Do movimento que o porto proporcionou, originou-se o distrito de Morumbi, que atualmente pertence ao município de Eldorado.

Fontes:

CAMPESTRINI, Hildebrando. Eldorado: Memória e Riquezas. Campo Grande, MS IHGMS, 2012. Série Banco de Memória, Volume XII.

CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.

DICIONÁRIO TUPI-GUARANI. Morumbi. Disponível em: <www.dicionariotupiguarani.com.br>. Acesso em: 30 ago. 2020.

SAMPAIO, Teodoro. O Tupi na geografia nacional. Introdução e notas de. Frederico G. Edelweiss. 5. ed.  São Paulo: Editora Nacional; Brasília, DF: INL, 1987. [Edição comemorativa do cinquentenário de falecimento do Autor.]. [1901].



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: