Quais as características geomorfológicas do Chapadão do Rio Correntes? O Atlas Multirreferencial de Mato Grosso do Sul, publicação oficial de 1990, aponta a existência de três chapadões no território sul-mato-grossense, sobretudo em se tratando do aspecto geomorfológico. Vale o registro de que esses chapadões não são cartografados nas cartas topográficas do IBGE e nem nas da Diretoria de Serviço Geográfico, do Ministério do Exército. O Chapadão do Rio Correntes se estende pelo município de Sonora. Altitudes entre 509 a 618 metros.
Descrição geomorfológica. O Atlas Multirreferencial de Mato Grosso do Sul (1990, p. 13) assim define essa compartimentação do relevo sul-mato-grossense:
O Chapadão do Rio Correntes localiza-se no extremo norte [de Mato Grosso do Sul], sendo uma extensa planície pediplanada, em posição altimétrica elevada (entre 600 e 630 metros), apresentando extensas formas planas elaboradas sobre Cobertura Detrítico-Laterítica, com baixa densidade de drenagem. Essa superfície é limitada a sul, por escarpa estrutural contínua, acompanhando aproximadamente a falha do rio Correntes. Recebe, localmente, a denominação de Serra Preta, e apresenta um desnível superior a 200 metros entre o topo e a base. Sobre a superfície, desenvolvem-se Latossolos-Vermelhos Escuros álicos, originalmente recobertos por savana (cerradão), que atualmente cedeu lugar à ação antrópica.
Nota. Embora o Atlas Multirreferencial nomeie o rio de Corrente, como também aparece nas cartas topográficas da Diretoria de Serviço Geográfico, do Ministério do Exército, optou-se por Correntes por assim constar como o nome oficial da divisa entre os estados de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, conforme o art. 2.º da Lei Complementar n.º 31, de 11-10-1977 (que criou o Estado de Mato Grosso do Sul), e também em mapas do IBGE.
Fontes:
CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL; IBGE. Atlas Multirreferencial de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, 1990.