Quais as características geológicas da lagoa do Araré, em Paranaíba? A lagoa do Araré, no município de Paranaíba, localiza-se entre os córregos da Vertente, ao norte, e do Araré, ao sul; distante 12 km ao leste da sede municipal e a 4,5 km da margem direita do rio Paranaíba. Etimologia. O termo araré, de origem tupi, ara refere-se a aves ou às alturas; rê, amigo, geralmente usado como sufixo.
Geologia. Desde a década de 1980, a lagoa do Araré tem sido objeto de estudos com objetivo de análises de beneficiamento de espongilitos, usados principalmente na fabricação de cerâmicas. Além disso, é integrante nas atividades industriais e agrícolas, sobretudo moído e adicionado à água e ao hidróxido de cálcio, resultando em uma formação pozolânica, ou seja, um cimento muito resistente, utilizado nas argamassas e concretos exatamente pela resistência que oferece. (SILVA, 2004, p. 21).
História. A lagoa do Araré era ponto de pouso, principalmente de boiadas que eram levadas a Minas Gerais e São Paulo. Por ela passou Taunay em julho de 1867, anotando-a como “ponto de pouso”.
Fontes:
CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.
SILVA, José Luiz Lorens. O espongilito de Três Lagoas, MS: registro e caracterização com ênfase em micropaleontologia. 2004. 113 f. Tese (Doutorado em Geologia) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS.