Você Sabia?

Quais acontecimentos históricos ocorreram na região do rio Taboco?

Quais acontecimentos históricos ocorreram na região do rio Taboco? O rio Taboco é afluente, pela margem esquerda, do rio Negro, no município de Aquidauana. Nasce numa área de depressão da borda ocidental das elevações planálticas de Maracaju, no município de Corguinho, deslocando-se, posteriormente, para a região pantaneira, formando, o que se conhece na região, pelo nome Brejão do Taboco. História. Às suas margens acampou a Força Expedicionária de Mato Grosso, quando, em 1866, partindo de Coxim, se dirigiu a Miranda. Num mapa do então Mato Grosso, confeccionado, em 1880, por Francisco Antonio Pimenta Bueno, o referido rio foi grafado como Daboco. Geomorfologia. Pela localização do rio Taboco na planície pantaneira, desde 2007, há estudos referentes à formação de leque do seu leito, com forte aspecto geomorfológico, caracterizado por sistemas deposicionais, sendo resultados de evolução complexa e, semelhante à área do Pantanal, com dinâmica sedimentar. Literatura. Renato Alves Ribeiro (2010), cujo tronco familiar vem desde as primeiras décadas do século XIX na região do Taboco, registrou as seguintes recordações:

A fundação da fazenda Taboco precinta-se aos acontecimentos políticos verificados em Cuiabá, que culminaram no sangrento motim de 30 de maio de 1834, agrominado de Rusga. (...)

Não posso precisar bem a data da fundação do Taboco, mas calculo que tenha sido entre 1820 e 1830, pois o papai me dizia que conheceu uma carta em que seu antepassado pedia ao capataz para pegar o maior número possível de bois para aproveitar o bom preço de sete mil réis que corria na época. Esta carta era datada de 1837.

Taunay cita-nos o capataz da fazenda quando por lá passou. Era homem muito pratico e grande conhecedor da região, cujo nome e apelido registrou. Chamava-se Antônio Maria Alves Ribeiro, com apelido de Tonhá. Suponho que devia ser um sobrinho do proprietário João Alves Ribeiro.

Fontes:

CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.

RIBEIRO, Renato Alves. Taboco: 150 anos – Balaio de recordações. 2. ed. Campo Grande, MS: IHGMS, 2010. Série Memória Sul-Mato-Grossense, Volume III.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: