Você Sabia?

Por que o pau-brasil é homenageado dia 3 de maio?

Por que o pau-brasil é homenageado dia 3 de maio? Dia 3 de maio: Dia do Pau-Brasil.

Objetivo. Os sites que tratam desse assunto, de uma maneira geral, trazem o mesmo conteúdo referente à comemoração que é feita, no dia 3 de maio, em homenagem ao pau-brasil. A data foi escolhida para ser um marco na organização de ações de reflorestamento e, sobretudo, de conscientização em escolas e na sociedade sobre a relevância desta espécie, não só para a história do Brasil, mas que sirva de incentivo à proteção do pouco que ainda resta e evitar a exploração ilegal da espécie.

Nome científico e decreto federal. O site do Ministério do Meio Ambiente explica a razão do nome científico do pau-brasil: Caesalpinia echinata Lam:

O nome científico Caesalpinia é uma homenagem ao médico e botânico italiano Andrea Cesalpino, que viveu no século XVI. Echinata significa "cheio de espinhos" em latim, e Lam é a abreviatura de Lamarck que, em 1789, descreveu a espécie pela primeira vez.

Foi decretado a árvore oficial nacional no dia 7 de dezembro de 1978, através da Lei nº 6.607. Ressalte-se o teor dos dois primeiros artigos da referida Lei:

Art. 1º  É declarada Árvore Nacional a leguminosa denominada Pau-Brasil (Caesalpinia Echinata, Lam), cuja festa será comemorada, anualmente, quando o Ministério da Educação e Cultura promoverá campanha elucidativa sobre a relevância daquela espécie vegetal na História do Brasil.
Art. 2º O Ministério da Agricultura promoverá, através de seu órgão especializado, a implantação, em todo o território nacional, de viveiros de mudas de Pau-Brasil, visando à sua conservação e distribuição para finalidades cívicas.

Ou seja, duas competências diferentes:

A primeira destina-se ao Ministério da Educação no sentido de promover campanhas elucidativas sobre a importância do pau-brasil para a história nacional.

A segunda questão cabe ao Ministério da Agricultura a disseminação de viveiros de mudas de pau-brasil em todo o território nacional.

O pau-brasil está, desde 1992, na lista brasileira de árvores com risco de extinção. O pau-brasil é a única árvore no Brasil protegida por uma lei exclusiva, que considera a exploração e exportação da madeira ilegal.

Outros nomes do pau-brasil. A árvore símbolo do Brasil também possui outros nomes, como: ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirabitã, muirapitanga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta.

História. O pau-brasil existia em abundância na Mata Atlântica, no entanto, com a intensa exploração, desde a chegada dos portugueses, em 1500, e os demais colonizadores do Brasil, a árvore começou a ficar cada vez mais escassa. A cor avermelhada de sua madeira chamou a atenção naquela época, pois era considerada perfeita para tingimento de tecidos e também para a confecção de arcos de violinos, sem contar esculturas, mesas e santos.

Disponível em: <www.mma.gov.br/informma/item/1861-hoje-e-dia-do-paubrasil>. Acesso em: 02 out. 2020.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: