Você Sabia?

Por que o córrego Destino-Cuê tem esse nome?

Por que o córrego Destino-Cuê tem esse nome? Cuê, em guarani, significa antigo, que existiu. O córrego Destino-Cuê, no município de Paranhos, é afluente, pela margem direita, do rio Iguatemi, tem foz localizada numa área de brejo. Era conhecido, e aparece em mapas mais antigos, como córrego Espadim.

História. O nome Destino-Cuê remete às destinadas, mulheres ( em torno de 1.200, mais crianças e idosos, na informação de Taunay) abandonadas, nas cabeceiras do Espadim, à própria sorte, por Solano López, no final de 1869, quando em fuga para o norte do Paraguai. Na última semana de 1869 foram resgatadas pelo tenente-coronel Antônio José de Moura, que aí chegou exatamente na hora em que umas tantas iam ser degoladas. Taunay lamenta que ficaram, “de fraqueza e desânimo, estendida pelo caminho, mais da metade”. Acrescente-se que entre as destinadas estava a irmã de Moura (que havia falecido) e duas sobrinhas, que conseguiu salvar.

Fonte: CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: