Você Sabia?

Para os antigos sertanistas, o que significava falha ou faia?

Para os antigos sertanistas, o que significava falha ou faia? No rio Paraguai, no município de Corumbá, existe uma ilha denominada da Figueira, localizada entre as ilhas do Bacuri, a montante, e Verde, a jusante. Esta ilha, em alguns mapas, aparece com os nomes Falha e Figueira da Falha. História. Vale registrar que na linguagem dos sertanistas, falha (ou faia) significava parada para descanso. Nessa ilha os viajantes faziam rotineiramente uma parada para descanso. Joaquim Francisco Lopes, em suas várias incursões pelo sul do então Mato Grosso, registrou (publicação do IHGMS, Derrotas, 2010) várias passagens onde havia necessidade de acontecer a falha:

A 15 de outubro de 1837. Falhemos. (...) A 16 chegamos ao Monte Alto. A 17 falhemos para lavar roupa. / 27 e 28 de junho de 1847. Falhamos por causa do mau tempo. / 10, 11 de agosto 1857. Falhamos para enxugar os mantimentos e o trem. / 8 de setembro 1857. Falhamos hoje para consertar uma canoa, deixamos outra para o capitão Paí para o Jataí, tendo ele assim pedido. / 10 de setembro 1857. Passou a chuva mas o vento continuava e não atrevemo-nos aventurar os nossos frágeis batéis aos caprichos das ondas do Paraná; em consequência deste falhamos; apanhou-se muito peixe, surubis, dourados e outros. / 16 de setembro 1857. Amanheceu chovendo e continuou todo o dia; falhamos.

Fonte: CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.

LOPES, Joaquim Francisco. Derrotas. Campo Grande, MS: 2010. Série Memória Sul-Mato-Grossense, Volume I.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: