Você Sabia?

Onde se localizava o salto Urubupungá?

Onde se localizava o salto Urubupungá? O salto Urubupungá existia no rio Paraná, a montante da foz do rio Tietê (rio paulista, afluente, pela margem esquerda, do rio Paraná), no município de Três Lagoas. No mapa de Pimenta Bueno, de 1880, aparece com a denominação de cachoeira. Etimologia. Urubupungá, palavra de origem guarani, significa grasnado de urubu, devido a tais aves fazerem seus ninhos nos rochedos; ou também fedor de urubu. Inundação do salto. O salto Urubupungá foi inundado, a partir de 1974, pelas águas da represa da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sousa Dias, conhecida também por Usina de Jupiá. Embora pouco visitado pelos monçoeiros (porque ficava a montante da foz do Tietê), é noticiado desde meados do século 18. Em 1845, Saint-Adolphe descreveu o salto de Urubupungá como um

(...) salto consideravel no rio Paraná, cousa de 15 legoas abaixo da juncção dos rios Grande e Paranaiva. O penedo d’onde as aguas se desmpenhão tem de 15 a20 pés(um pé mede 30,48 cm) d’altura e as aguas tombam com um tal fracasso que se ouve a muitas legoas de distancia.

Florence, que, em 1826, visitou o salto, chamando-o de catarata, assim o descreve:

Algumas rochas, de que se despejam massas de água, estão já no primeiro plano. A parte restante, entrecortada de ilhas que dão para sua vertente, e até certo ponto a encobrem, afasta-se e perde-se na ponta da ilha repleta de tais grandes pedras. Distante uma légua do salto de Itapura, e menos alto do que ele, este outro, de vastidão digna de nota, parece a continuação do mesmo banco de rochas, que se estende pelo terreno existente entre ambas as catadupas.

Não confundir com o salto Jupiá.

Fontes:

CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.

FLORENCE, Hércules. Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas – pelas províncias brasileiras de São Paulo, Mato Grosso e Grão-Pará (1825–1829). São Paulo: Museu de Arte de São Paulo, 1977.

SAINT-ADOLPHE, J. C. R. Milliet de. Diccionario Geographigo, Historico e Descriptivo do Império do Brazil. Odeon, Pariz: Typographia de Fain e Thunot (Aillaud), 1845.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: