Você Sabia?

Onde se localiza o córrego Sombrero?

Onde se localiza o córrego Sombrero? No município de Bela Vista existe o córrego Sombrero, afluente, pela margem direita, do rio Apa, ambos pertencentes à bacia do rio Paraguai. História. Às margens do córrego Sombrero pernoitou, em 19 de abril de 1867, a Força Expedicionária de Mato Grosso, em direção a Laguna, conforme relato de Taunay (A Retirada da Laguna, p. 40):

Chegados esta tarde à margem de um ribeirão que os espanhóis chamam Sombrero, fomos acampar no triângulo que ele ali forma, confluindo com o Apa.

O engenheiro Armando de Arruda Pereira quando esteve pela região sulina do então Mato Grosso, na segunda década do século XX, publicou Construindo quarteis para o Exercito (São Paulo: Graphica Paulista Editora, 1930, p. 76) e fez as seguintes anotações referentes ao córrego Sombrero:

(...) além da serra que se era forçado a descer, existem 5 corregos, que com uma chuva nas cabeceiras, cortavam a passagem durante dias.

Houve mezes mesmo, em que, com as chuvas prolongadas, dois córregos se espraiavam tanto que chegavam a formar em só rio, como no caso do Machorra e do Sombrero.

Fonte: CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ SEG à SEX dás 13hs até 17hs

Site Desenvolvido por: