Você Sabia?

Onde se localiza o córrego João Dias?

Onde se localiza o córrego João Dias? Em Aquidauana, o córrego João Dias, afluente, pela margem direita, do rio Aquidauana, tem seu baixo curso e sua foz na área urbana da cidade. Com extensão aproximada de 28 km, o córrego João Dias nasce a 480 metros de altitude aproximadamente, ao norte do morro Ponteiro, embora seu sistema de drenagem maior derive no morro de Santa Bárbara, ramificação das elevações planálticas de Maracaju. Seu baixo curso passa na porção oeste da sede municipal, sofrendo assoreamento e poluição. História. João Dias Cordeiro, antigo proprietário de terras em Aquidauana, vendeu, no final do século 19, suas terras para Teodoro Rondon. A finalidade era construir, no local, uma estrutura portuária, principalmente pelas dificuldades durante o período de cheias no Pantanal. Além disso, Ribeiro (2010, p. 63) registra que as pessoas que se reuniram para fundar a cidade (em verdade, o povoado de Aquidauana, em 15 de agosto de 1892) subscreveram com dinheiro para comprar as terras de João Dias. Ecologia. O município de Aquidauana, através do Decreto n. 87, de 30 de julho de 2001, criou o Parque Natural Municipal do João Dias, com o objetivo de preservar o ecossistema natural de grande relevância ecológica e beleza cênica, protegendo o patrimônio natural e cultural da região.

Fontes:

CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.

RIBEIRO, Renato Alves. Taboco: 150 anos – Balaio de recordações. Campo Grande, MS: IHGMS, 2010. Série Memória Sul-Mato-Grossense, Volume III.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: