Você Sabia?

O que é Itaipava?

O que é Itaipava? Itaipava é a elevação de determinada rocha no leito dos rios (ou à mostra), podendo alcançar as duas margens e, ainda, se constituir em corredeira, cachoeira ou salto.

Etimologia. Itaipava é palavra de origem tupi, e segundo Teodoro Sampaio (1987, verbete), significa estância ou pouso do pedregulho; o banco de seixos que ou de cascalhos, formando travessão no leito dos rios. Também grafada como: itupava, itupeba, itupeva, entaipaba e intaipaba. Itaipava, da variação de itaipaba, cachoeira, é o mesmo que ytu.

Vale registrar o conceito de itaipava de um monçoeiro anônimo:

Itaipavas são algumas passagens que do rio têm muito secos; na mais delas encalham as canoas, e só ao poder da força se livram delas porque comumente se livram as mãos até se porem e partes em que possam navegar”.

Ou, ainda,

Pedras soltas em rio morto são uns seixos muito grandes que estão sós e separados em muitos e vários passos do rio e como a água nelas não faz recolho sinal para se poderem ver de longe pelos ter coberto a mesma água não é fácil o avistá-los: razão por que se emborcam neles muitos antes canoas a se perderem muitas fazendo quando não é com elas a vida.” (PAPAVERO; TEIXEIRA, 2007, p. 210).

Fontes:

PAPAVERO, Nelson; TEIXEIRA, Dante Martins. A fauna em São Paulo nos séculos XVI a XVIII, nos textos de viajantes, cronistas, missionários e relatos monçoeiros. São Paulo: Edusp, 2007. Disponível em: <books.google.com.br>. Acesso em: 25 maio 2020.

 SAMPAIO, Teodoro. O Tupi na geografia nacional. Introdução e notas de. Frederico G. Edelweiss. – 5. ed.  São Paulo: Editora Nacional; Brasília, DF: INL, 1987. [Edição comemorativa do cinquentenário de falecimento do Autor.]. [1901].



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: