Você Sabia?

O que aconteceu no porto dos Dourados, em 1865, situado no Morro das Cabras?

O que aconteceu no porto dos Dourados, em 1865, situado no Morro das Cabras? O morro das Cabras, com altitude de 340 metros, situa-se ao noroeste do município de Corumbá, ao sul das elevações do Amolar, ao norte do morro Novos Dourados e ao noroeste do morro dos Dourados. Para a direção oeste, em linha reta, por 9 km, fica a fronteira com a Bolívia, na lagoa Mandioré. Limita-se em toda sua porção leste com o rio Paraguai e com a região denominada Pantanal Uberaba-Mandioré. O morro das Cabras está cartografado na Carta Topográfica Lagoa Mandioré. História. Próximo da porção sul do morro das Cabras, no rio Paraguai, há o porto Novos Dourados, conhecido no século 19 como porto dos Dourados, onde morreu o comandante da esquadra paraguaia, tenente André Herreros, vítima de explosão de barris de pólvora ali estocados, situação ocorrida no contexto na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Sobre este episódio, Campestrini (2016, p. 185) relata que:

“Herreros [...] regressou, ancorando no porto dos Dourados, onde, no dia 10 de janeiro [de 1865], sob calor abrasador, ao ser carregada a pólvora ali encontrada, ocorreu violenta explosão, matando o tenente Herreros e vinte e quatro marinheiros paraguaios. Em nota, o autor destaca que o ‘Album Gráfico del Paraguay reconhece: Em tão espantosa catástrofe perdemos assim um de nossos melhores marinheiros e um dos oficiais mais distintos de nosso exército. Os restos mortais do comandante foram enterrados em Ladário’.”

Hidrografia. O entorno do morro das Cabras, além das elevações do Amolar, há o predomínio das águas pantaneiras, com corixos, vazantes e baías, e o rio Paraguai, em toda sua porção leste; a baía Taquaral, ao noroeste, além de áreas alagadas. Conservação Ambiental. Os morros das Cabras e dos Novos Dourados, além das morrarias Santa Teresa e do Castelo, e da serra do Amolar, incluindo a ilha Ínsua onde está situada, formam o maciço da serra do Amolar.

Fonte: CAMPESTRINI, Hildebrando. História de Mato Grosso do Sul. 8. ed. Revista e ampliada. Campo Grande, MS: IHGMS, 2016.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: