Você Sabia?

Como Taunay descreveu o morro da Cilada?

Como Taunay descreveu o morro da Cilada? Morro, no município de Camapuã. Altitude máxima: 728 metros, sendo cartografado na Carta Topográfica Ribeirão Brejão. Localização. O morro da Cilada é integrante do complexo da serra de Maracaju, e está aproximadamente a 33 km ao norte da área urbana de Camapuã, à margem direita do córrego da Cilada, e próximo à MS 142, no sentido Camapuã–Figueirão. Fica distante 3,5 km, ao sul, do morro do Mateiro. Hidrografia. Além de um trecho do alto curso do córrego da Cilada, em sua porção sul, outros cursos d’água estão em seu entorno: ao norte, as nascentes do ribeirão Mandioca, e ao oeste, as do córrego Lajeado dos Tiagos. História. Taunay (1921, p. 50), de regresso à Corte, no Rio de Janeiro, levando consigo o relatório da Retirada da Laguna, passou, a 27 de junho de 1867, nas imediações do morro da Cilada, quando efetuou a seguinte descrição:

Com a manhã recomeçámos a viagem, vencendo sem detença tres leguas de terreno profundamente accidentado e morros até o da Cilada, o qual tem a fórma d’um tronco de cone e se avantaja a outros que lhes estão proximos.

Fonte: TAUNAY, Alfredo d’EscragnolleViagens de Outr’ora. 2. ed. São Paulo: Companhia Melhoramentos de São Paulo, 1921.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: