Você Sabia?

Como surgiu o ano bissexto?

Como surgiu o ano bissexto?

Júlio César, em 46 a.C, quando invadiu o Egito, chamou o astrônomo Sosígenes de Alexandria e encomendou-lhe a criação de um calendário funcional, de tal forma que o tempo estivesse organizado para que suas conquistas fossem registradas na história. Para isso, era necessária a criação de um calendário civil que coincidisse com o movimento de translação da Terra, portanto uma relação direta com o movimento do Sol.

A tarefa consistiu em dividir o ano em 365 dias e as seis horas da translação que não entravam nas contas foram reunidas em um dia a ser acrescentado ao mês de fevereiro de quatro em quatro anos (6 h X 4 = 24 h). Mas, o que fazer com essas 24 horas somadas a cada quatro anos? Surgem, então, os anos bissextos. Como? Os romanos, por ocasião dos anos bissextos, em vez de considerarem o mês de fevereiro como tendo 29 dias, inseriram um dia extra entre os dias 24 e 25 desse mês. Como o dia 24 de fevereiro era chamado die sexto ante Kalenda Martias, isto é, o sexto dia antes das calendas de março (calendas designava o primeiro dia do mês – de calenda originou-se calendário), o dia intercalado era denominado die bis sexto ante Kalendas Martias (repetição do sexto dia antes das calendas de março). Da expressão bis sexto surgiu bissexto.

Fonte: MENECOZI, Arnaldo Rodrigues. Pequena Enciclopédia Temática de Geografia. Em preparação.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: