Personalidades

02/02/1858

João de Barros Cassal

JOÃO DE BARROS CASSAL

Prof. Arnaldo Rodrigues Menecozi

 

 

João de Barros Cassal nasceu na cidade de Alegrete (RS), em 2 de fevereiro de 1858, filho de Inocêncio Manuel Cassal e Constança Pereira de Barros. Faleceu em Nioaque (MS), de hepatite aguda, em 19 de outubro de 1903, aos 45 anos de idade. Suas últimas palavras ao seu cunhado Carlos A. de Gusmão, que procurava aconchegar-lhe as cobertas foram: “Não me tolhas a liberdade! Tu sabes que eu bem pugnei por ela”!  Foi casado com Sílvia Falcão de Barros Cassal, com quem tiveram três filhos: Aníbal Falcão de Barros Cassal, Armando Falcão de Barros Cassal e Alcides Falcão de Barros Cassal.

Formação. Formou-se pela Academia de Direito de São Paulo, foi taquígrafo em Natal (RN), Salvador (BA) e Rio de Janeiro. Voltando a Porto Alegre, foi nomeado chefe de polícia em 1889.

Participação política. Nas manifestações de 13 de maio de 1890, na Rua dos Andradas, em Porto Alegre, foi ferido por uma descarga de infantaria. Em 1892 foi aclamado governador do Estado. Tomou parte ativa na Revolução Federalista de 1893, chegando a ser secretário da Coluna de Gumercindo Saraiva, quando conheceu Bento Xavier. Desiludido pela violência da revolução federalista, transferiu-se para Mato Grosso, junto com Bento Xavier; na virada do século; emigrou para a Argentina e, em 1901, foi para Assunção, no Paraguai.

Em Nioaque. Em Nioaque, envolveu-se no movimento autonomista, que pretendia a separação de Mato Grosso. Propôs a Revolução da Paz, que envolveria todos os chefes locais, funcionários e empresas (inclusive a Matte Larangeira) para criar o Estado do Sul (não se pensara em nome) e estabelecer nele a “tranquilidade dos imigrantes, sua fixação à terra e a permanência da Matte Larangeira”. Propunha ainda uma reforma agrária.

Restos Mortais. Os seus restos mortais foram, em começo de 1916, conduzidos ao Rio de Janeiro pelo coronel Gomes de Castro, de onde em março seguiram para Porto Alegre, sendo ali inumados a 20, no cemitério da Santa Casa. Uma das principais ruas de Porto Alegre tem o seu nome, dado também a um município do Rio Grande do Sul. 

O município de Barros Cassal, no Rio Grande do Sul. O site do município de Barros Cassal  destaca as seguintes características locais (www.barroscassal.rs.gov.br):

Barros Cassal é um município brasileiro localizado na região central do Estado do Rio Grande do Sul. Pode ser acessado pela via BR/RS 153/471, ficando a 256 km da capital Porto Alegre.

[Suas coordenadas geográficas centrais são: latitude 29º05’36”sul, e longitude 52º34’58” oeste; a altitude é de 647 metros.]

Possui uma área de 648,25 km² e sua população estimada em 2020: de 11.182 habitantes.

Atual município de Barros Cassal pertence a uma região que foi habitada inicialmente por índios, que foram aldeados por jesuítas ao tempo das missões jesuíticas. Ao tempo da exploração e colonização pelo bandeirante Raposo Tavares, este acabou por destruiu as reduções de São Joaquim, por aqui estabelecidas pelos jesuítas. Logo após iniciou-se o povoamento luso, isto em fins do século XVIII. Posteriormente no século XIX recebeu os primeiros imigrantes italianos, a maior parte vindo da região do Vêneto. E mais tarde, no século XX, chegaram os primeiros imigrantes alemães.

Uma das primeiras sesmarias doadas recebeu a denominação de Rincão de Santo Antônio, sendo este o Santo Padroeiro até a década de 50, atualmente a padroeira do município é Nossa Senhora Medianeira.

De acordo com o Ato Municipal n. 1, de 10 de maio de 1910, foi considerado distrito do município de Soledade.

Em 1930, como homenagem ao ilustre político que trabalhou pela implantação da República, a denominação foi trocada para Barros Cassal. Pela Lei n. 4598 de 5 de novembro de 1963, foi elevado à categoria de município, tendo ficado com 764 km2 de área, que mantém até a data atual.

Gentílico: barros-cassalense.

Fontes

ARAÚJO FILHO, Luiz de. O Município de Alegrete. 2. ed. 1908.

Barros Cassal. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2020.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Barros Cassal. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2020.

IBGE. Barros Cassal. . Acesso em: 14 out. 2020.

PREFEITURA DE BARROS CASSAL. História da cidade de Barros Cassal. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2020.

ROSA, Pedro Ângelo da. Resenha histórica de Mato Grosso. Fronteira com o Paraguai. Campo Grande, MT: Livraria Ruy Barbosa, 1962.

67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: