Notícias

16/03/2022 08:35

III Seminário Estadual das águas 2022 - Programação

III Seminário Estadual das Águas acontece no próximo dia 21; confira a programação

 

Especialistas, educadores, políticos e profissionais da área ambiental se unem no próximo dia 21 de março para a realização do III Seminário Estadual das Águas, que neste ano acontece de forma hibrida, com mesa presencial e público online. Instituído pela Lei 4.878/2016, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, a terceira edição do Seminário têm como tema principal “Águas Urbanas e o Zoneamento Ecológico Econômico”.

Organizado pela Assembleia Legislativa do MS, Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, Gabinete do deputado estadual Renato Câmara, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e do Rotary Clube de Campo Grande, o Seminário acontece entre às 8h e 17h horas, e pode ser acompanhado através da página do Facebook do deputado Renato Câmara, YouTube da ALMS e TV ALMS.

“Esse é um tema de grande importância e precisamos ampliar o debate sobre os recursos hídricos, sua proteção e preservação, além das questões sanitárias que fazem parte do tema. A participação de todos é fundamental e toda a comunidade pode participar”, ressalta o deputado Renato Câmara.

A inscrição para participar do encontro é gratuita e pode ser feita através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6Zi5MRk7-c-aLzQlV3VrDS7CVSXA6130ofqrK-5GBwIn2gw/viewform.

O professor Dr. Laércio Carvalho, reitor da UEMS, fala sobre a relevância do seminário. “: Uma honra para UEMS fazer parte da equipe técnica da organização do III Seminário Estadual das Águas. Este evento de relevância nacional, permite novas frentes de ações, seja com pesquisa ou extensão, no intuito de agregar órgãos e instituições em prol da preservação de nosso maior patrimônio, a água. Conte sempre com a nossa Instituição”, disse.

O III Seminário é um exemplo do cuidado com os recursos hídricos, pois abrange vários setores da sociedade, incluindo a classe política. O Rotary Club de Campo Grande, como organização não governamental, desempenha papel destacado nesse processo. “A Carta da Água, que resultou do I Seminário, mostra que é possível trabalhar em conjunto, onde cada um faz a sua parte para deixar para nossos netos e para as futuras gerações um mundo melhor para se viver”, afirma Eugênio Toazza, presidente do Rotary Club de Campo Grande.

 

 

Confira a Programação completa

MANHÃ

8h30: Abertura

10h: Mesa: Zoneamento Ecológico Econômico e Recursos Hídricos - Coordenadora da Mesa: Prof. Dra. Maria Helena da Silva Andrade
- Doutora em Ecologia pela Universidade de São Paulo-USP e mestre em Ecologia e Conservação pela UFMS. Docente Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/FAENG e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, na Linha de Pesquisa: Educação Ambiental/UFMS.
Relatora: Sra. Sueli Santos Teixeira – Ma. em saneamento ambiental e recursos hídricos, membro da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos representando a VIA MS Engenharia, Diretora Executiva do Instituto Histórico e Geográfico de MS.

10h15: ZEE e Recursos Hídricos no MS – Professor Fabio Ayres
- Possui Graduação em Geografia, Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Católica Dom Bosco, Mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera - UNIDERP. Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, professor titular da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

10h55: O uso de Geodesing como Ferramenta para o Zoneamento Ecológico e Econômico - Professora Ana Clara Mourão Moura
- Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, Especialização em planejamento Territorial e Urbano pela PUC-MG e Universidade de Bologna, Mestrado em Geografia pela UFMG e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do RJ, professora titular da UFMG departamento de Urbanismo, e coordena o Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura.

11h25: Debate

12h: Encerramento

TARDE

14h: Abertura

14h10: Mesa 2: Recursos Hídricos e Processos Urbanos – Coordenador (a): Profa. Dra. Synara Broch
- Graduada em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.
Relator: Leandro Guimarães Bais Martins
- Professor da Faculdade Anhanguera UNIDERP. Doutor em Ciências com ênfase em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - Universidade de São Paulo (USP) com tese sobre modelagem hidrológica e plano de manejo de águas pluviais urbanas com drenagem sustentável. Professor da pós-graduação da Faculdade Novoeste e da pós graduação da Faculdade Resultados. Mestre em Ciências pela EESC/USP

14h25: Drenagem Sustentável – Prof. Carlos Eduardo Morelli Tucci
- Engenheiro Civil e MSc em Engenharia de Recurso Hídricos pela UFRGS, PhD Colorado State University, USA; professor titular aposentado do IPH/UFRGS, proprietário e diretor da Rhama Consultoria Ambiental; atua em Hidrologia, Recursos Hídricos, Águas Urbanas, Modelagem de processos hidrológicos e ambientais de sistemas hídricos e urbanos.

14h55: Marco Legal do Saneamento: Novo paradigma ambiental e urbano. Thiago Pereira Vieira - Engenheiro Ambiental - Gerente de Projetos da Sanesul

15h25: Campo grande e o Encontro das Águas - Berenice Maria Jacob Domingues - Diretora-Presidente da Agencia Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB).

O III Seminário Estadual da Águas tem o apoio da SEMAGRO; IMASUL; Sanesul; UFMS; UFGD; Planurb; ABRHidro; Famasul; Instituto Histórico e Geográfico de MS – IHGMS; UNIDERP; UCDB; Rhama Consultoria Ambiental; Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado; CREA/MS; MPMS; FAENG UFMS; Via MS engenharia e consultoria LTDA; CBH Ivinhema; GEBIO; CBH Miranda; CBH Santana e Aporé; Fundtur; AGRAER; AEARB- Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante e Assomassul.

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Ana Luzia Vargas Abrão

Notícias RELACIONADAS

67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: