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COD.: Acervo regional - 016

Manoel de Barros - O brejo e o solfejo - Manoel de Barros

Índice

N° DO ACERVO:

0016

DOCUMENTO:

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 TÍTULO:

MANOEL DE BARROS – O BREJO E O SOLFEJO

 

AUTOR:

1º - Marcelo Marinho e colaboradores

2º -

3º -

DADOS BIBLIOGRÁFICOS:

 

EDIÇÃO:

ANO: 2002   

EDITORA: Ministério da Integração Nacional / Universidade de Brasília

LUGAR: Brasília – DF

COLEÇÃO:  Centro-Oeste de Estudos e Pesquisas

SÉRIE:

VOLUME: 5

N° DE PÁGINAS: 88

LOCALIZAÇÃO:

 

 

 

Sumário

- Apresentação (Luciano Barbosa -  Ministro da Integração Nacional – p. 9)

- Prefácio (Marcos Formiga – Secretário Extraordinário do Desenvolvimento do Centro-Oeste – p. 11)

- Introdução (autores – p. 13)

- Arte, erotismo e representação do universo: da pintura rupestre a Manoel de Barros (autores: Thalita Melotto e Marcelo Marinho – p. 15) – Arte e erotismo; O erotismo em Manoel de Barros

- Caramujo-Flor, de Joel Pizzini, e a obra de Manoel de Barros: perspectivas comparatistas (autores: Emanuela Maria Gemignani Ramires e Marcelo Marinho – p. 29) – Pizzini, Barros: intercursos poéticos; Transmutação; Ilogismo; Criançamento das palavras e do universo

- A  obra poética de Manoel de Barros: o processo de criação de neologismos (autores: Waleska Martins e Marcelo Marinho – p. 47) – Manoel de Barros, ou a radical renovação poética; Neologismos de significado; Neologismos de forma

- A brasilidade em Manoel de Barros e Guimarães Rosa: do regional ao universal (autores: Magda Martins Magalhães e Marcelo Marinho – p. 59) – Humor e brasilidade; O pantaneiro, o sertanejo e a linguagem “tabaréu”: a reconstrução poética do universo

- Vertentes do niilismo na  obra poética de Manoel de Barros (autores: Fábio Mazziotti Pereira e Marcelo Marinho – p. 67) – O niilismo: evolução histórica do conceito; A desconstrução do universo poético; A recriação demiúrgica do universo pelo poder da palavra; O nada e o mito do eterno retorno

- A metalinguagem na obra poética de Manoel de Barros: uma leitura do livro “Retrato do artista quando coisa” (autores: Edna Pereira Silva de Menezes e Marcelo Marinho – p. 83) – Poesia e metalinguagem; A fragmentação e a recriação do universo por intermédio da palavra poética

Sumário

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