Você Sabia?

Que importância história teve a lagoa do Araré, em Paranaíba?

Que importância história teve a lagoa do Araré, em Paranaíba? A lagoa do Araré, no município de Paranaíba, localiza-se entre os córregos da Vertente, ao norte, e do Araré, ao sul; distante 12 km ao leste da sede municipal e a 4,5 km da margem direita do rio Paranaíba. Etimologia. O termo araré, de origem tupi, ara refere-se a aves ou às alturas; , amigo, geralmente usado como sufixo.

Geologia. Desde a década de 1980, a lagoa do Araré tem sido objeto de estudos com objetivo de análises de beneficiamento de espongilitos, usados principalmente na fabricação de cerâmicas. Além disso, é integrante nas atividades industriais e agrícolas, sobretudo moído e adicionado à água e ao hidróxido de cálcio, resultando em uma formação pozolânica, ou seja, um cimento muito resistente, utilizado nas argamassas e concretos exatamente pela resistência que oferece. (SILVA, 2004, p. 21).

História. A lagoa do Araré era ponto de pouso, principalmente de boiadas que eram levadas a Minas Gerais e São Paulo. Por ela passou Taunay em julho de 1867, anotando-a como “ponto de pouso”.

Fontes:

CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.

SILVA, José Luiz Lorens. O espongilito de Três Lagoas, MS: registro e caracterização com ênfase em micropaleontologia. 2004. 113 f. Tese (Doutorado em Geologia) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: