Você Sabia?

Por que o córrego Machorra já foi chamado de Cabeceira do José Carlos?

Por que o córrego Machorra já foi chamado de Cabeceira do José Carlos? O córrego Machorra, no município de Bela Vista, é afluente, pela margem direita, do rio Apa, pertencentes à bacia do rio Paraguai. História. O córrego Machorra foi conhecido pelo nome Cabeceira do José Carlos, assim citado por Taunay, em A Retirada da Laguna, quando acamparam, em 11 de maio de 1867,

(...) perto de uma das cabeceiras do José Carlos, para transpô-lo no dia seguinte. A 12 de maio, ao romper d’alva, levantamos acampamento e, como de véspera, recomeçou a marcha por entre a macega alta. Longas voltas tivemos de dar para transpor o José Carlos, evitando alguns dos brejos profundos de onde lhe nascem as águas.

O nome do córrego deve ter sido atribuído pelo fato de José Carlos Botelho ter posses nas imediações. José Carlos foi prisioneiro dos paraguaios, durante a Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870).

O engenheiro Armando de Arruda Pereira quando esteve pela região sulina do então Mato Grosso, na segunda década do século XX, publicou Construindo quarteis para o Exercito (São Paulo: Graphica Paulista Editora, 1930, p. 76) e fez as seguintes anotações referentes ao córrego Machorra:

(...) além da serra que se era forçado a descer, existem 5 corregos, que com uma chuva nas cabeceiras, cortavam a passagem durante dias. Houve mezes mesmo, em que, com as chuvas prolongadas, dois córregos se espraiavam tanto que chegavam a formar em só rio, como no caso do Machorra e do Sombrero.

Fonte: CAMPESTRINI, Hildebrando et al. Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: IHGMS, 2014.



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: