Você Sabia?

Onde se localiza o morro da Baía do Cururu?

Onde se localiza o morro da Baía do Cururu? No município de Corumbá existe um morro chamado Baía do Cururu, integrante do pantanal Uberaba-Mandioré, com altitude máxima de 141 metros.

Etimologia. Para Teodoro Sampaio (1901, verbete) cururú, cururú ou curorõ, significa roncador; sapo grande.

Significados regionais. Além disso, tem vários significados regionais. No Nordeste, é a designação comum a alguns sapos de pele enrugada; no Norte, o sapo-cururu, com peçonha; especificamente no Amazonas, é o nome de uma trepadeira, de suco venenoso, além de ser uma dança indígena; em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é uma dança de roda.

Folclore. Kalil (internet) enfatiza que embora seja considerada uma dança folclórica, de tradições seculares, de origem indígena, há pouco registro bibliográfico sobre a origem dessa manifestação cultural, comum na região pantaneira. De registro histórico do cururu, ficou a tradição oral, de geração para geração, de pai para filho.

Fontes:

KALIL, Luna. Cururu e siriri: o resgate de duas tradições que colorem Mato Grosso. Disponível em: <https://viagem.uol.com.br/ultnot/2008/09/04/ult4466u393.jhtm>. Acesso em: 23 fev. 2017. Postado em 04 set. 2008.

SAMPAIO, Teodoro. O Tupi na geografia nacional. Introdução e notas de. Frederico G. Edelweiss. 5. ed.  São Paulo: Editora Nacional; Brasília, DF: INL, 1987. [Edição comemorativa do cinquentenário de falecimento do Autor.]. [1901].



RELACIONADOS

Tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua?

Ver Texto

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation?

Ver Texto

Você sabia que a cerâmica Terena é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul?

Ver Texto

Quantos córregos existem em Mato Grosso do Sul?

Ver Texto
67 3384-1654 Av. Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-004 ┃ Das 7 às 11hs e das 13 às 17hs, de segunda à sexta-feira.

Site Desenvolvido por: