Publicações em andamento

Coleção de Documentos para a História de Mato Grosso do Sul
De conformidade com uma das principais missões dos Institutos Históricos, que é a preservação e a divulgação de documentos escritos e outras fontes históricas, o IHGMS disponibiliza um conjunto de documentos escolhidos, relativos à história de Mato Grosso do Sul.

Doc. Nº 001

Juizo de Direito de Miranda, em 25 de Novembro de 1889.

Illmo. e Exmo. Sem.

Levo ao conhecimento de V. Exª a fim de ordenar as providencias necessarias que noticias as mais assustadoras chegão de Campo Grande, onde não ha a minima segurança de vidas e reina a mais completa anarchia.

Varios assassinatos têm alli sido praticados sem que a auctoridade local possa ao menos proceder á diligencias afim de descobrir os criminosos! A falta de força, o perigo que corre a sua propria vida collocão o subdelegado em completa inacção.

Fiz verbalmente ver ao Delegado de Policia que seria conveniente ir até áquelle ponto, afim de proceder á inqueritos e ver se conseguia restabelecer a ordem; mas este objectou-me que não dispondo de força seria inutil a sua ida, ou antes, seria o desprestigio da auctoridade, que (…) seria obrigada a inacção entre os criminosos que são pessoas poderosas do logar.

O Promotor Publico tem requerido diligencias que pelo mesmo motivo não se tem podido effectuar.

O 7º Regimento de Cavallaria Ligeira não tem numero de praças de que se possa dispor para esse serviço; o destacamento desta Villa tambem não pode fornecer a necessaria força, pois compõe-se de 5 praças, numero já muito limitado para guardar os presos em numero de 4 criminosos de morte achão-se no Xadrez militar que nenhuma segurança offerece.

Nestas condições campeão o crime e os criminosos em Campo Grande sem a minima repressão!

V. Exª. ordenará o que for mais conveniente afim de por cobro a tão triste estado de cousas.

Deus Guarde a V. Excia.

Illmo. e Exmo. Senr. Cel.Dr. Ernesto Augusto da Cunha Mattos

Dmo. Presidente da Provincia

Augusto Gomes de Almeida

Juiz de Dto. Interº.

Manuscrito, Lata 1889A – Arquivo Público do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT. Documento coletado por Lúcia Salsa Corrêa.

Doc. Nº 002

Albuquerque, 17 de abril de 1791

Albuquerque